Indra cria fundo de 200 milhões para investir em defesa

O grupo espanhol Indra anunciou o lançamento de um fundo de investimento que pode atingir até 200 milhões de euros, destinado a apoiar empresas ligadas ao setor da defesa. Com uma presença significativa em Portugal, onde emprega mais de 600 pessoas, a Indra tem como objetivo inicial focar os seus investimentos em empresas espanholas, mas também está aberta a oportunidades de outros países da União Europeia e membros da NATO.

Denominado Indraventures I, este fundo de investimento alocará a maior parte dos seus recursos, cerca de 60%, em empresas que já se encontram em fase de expansão e que apresentam modelos de negócio consolidados. Até 40% do capital poderá ser direcionado a startups, cujos produtos ou serviços ainda estão em fase de validação. Esta estratégia reflete a intenção da Indra de investir em tecnológicas de dupla utilização, que podem ter aplicações tanto civis como militares.

O foco do fundo será em setores com elevado potencial de crescimento, como o aeroespacial, a cibersegurança e as tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial e computação quântica. O documento enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) destaca que o fundo realizará investimentos em empresas com elevado potencial de crescimento, tanto em fases de expansão como em estágios iniciais.

Além disso, a Indra, que está cotada no índice Ibex 35 e liderada por Ángel Escribano, contratou o BNP Paribas como assessor financeiro e a sociedade de advogados Gómez-Acebo & Pombo para prestar apoio jurídico neste projeto.

Recentemente, a Indra também anunciou um investimento superior a 50 milhões de dólares (cerca de 43,4 milhões de euros) para construir uma nova fábrica nos Estados Unidos. Esta unidade, localizada em Kansas City, estará operacional em 2026 e criará mais de 200 postos de trabalho, reforçando a colaboração da empresa com as Forças Armadas norte-americanas.

Leia também  Juntas médicas em risco e investimentos árabes afastados

A Indra tem uma longa história em Portugal, onde está presente desde 1997, com escritórios em Lisboa, Porto e Amarante. A empresa conta com uma equipa de profissionais especializados no desenvolvimento de soluções e serviços para os setores de defesa, aeroespacial e mobilidade, além de atuar nas tecnologias de informação através da sua filial Minsait.

Leia também: Indra investe em nova fábrica nos EUA.

fundo de investimento fundo de investimento fundo de investimento Nota: análise relacionada com fundo de investimento.

Leia também: Tripulantes de aviação aderem à greve geral de 11 de dezembro

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top