Natal: Portugueses oferecem seis presentes e controlam gastos

A época natalícia traz consigo um cuidado especial com o orçamento, refletido nas intenções de compra dos portugueses. Um estudo recente da Sonae Sierra revela que cerca de 60% dos inquiridos definem um orçamento para a compra de presentes de Natal. Em média, cada pessoa oferece seis presentes, e 70% dos consumidores tencionam gastar até 250 euros no total.

Este estudo, realizado em outubro de 2025, analisou os comportamentos de 800 consumidores em Portugal, destacando que a escolha das prendas é influenciada, em primeiro lugar, pelos gostos e necessidades das pessoas (70%), seguida pela utilidade (47%) e pelo significado emocional (30%). Estes dados sugerem que os portugueses estão a adotar um comportamento de consumo mais consciente, evitando compras por impulso.

Além disso, a pesquisa indica que a maioria dos portugueses inicia a compra de presentes de Natal ainda em novembro. De facto, 46% dos inquiridos começam a adquirir prendas no início do mês, enquanto 20% esperam pela Black Friday. Por outro lado, 25% deixam a compra para dezembro, e 20% preferem fazer as suas compras ao longo do ano, evidenciando uma tendência crescente de planeamento antecipado.

Os centros comerciais continuam a ser o principal local de compras natalinas, com 79% dos portugueses a afirmarem que realizam as suas compras nestes espaços. Entre eles, 57% consideram os centros comerciais como o seu canal preferido, especialmente os consumidores com idades entre os 25 e os 34 anos. Os super e hipermercados ocupam a segunda posição, com 14%, seguidos das plataformas online (11%) e do comércio tradicional (9%), este último sendo mais escolhido por pessoas entre os 55 e os 64 anos.

Embora o estudo indique que os consumidores estão a abordar o Natal de forma mais racional e planeada, a emoção e a tradição continuam a ser fundamentais nesta quadra festiva. Para 73% dos portugueses, o Natal é um momento de união familiar e partilha. As emoções mais evocadas durante esta época são a alegria (56%), a proximidade (54%) e a nostalgia (52%).

Leia também  Ações de Mineradoras de Terras Raras Sobem com Foco na Austrália

Leia também: O impacto das compras online nas tradições natalinas em Portugal.

presentes de Natal presentes de Natal presentes de Natal Nota: análise relacionada com presentes de Natal.

Leia também: Google impulsiona valorização de fornecedores na inteligência artificial

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top