Porto de Portimão prepara-se para receber navios de cruzeiro maiores

O Porto de Portimão está prestes a iniciar um conjunto de obras que visam preparar a infraestrutura para receber navios de cruzeiro de maior porte. De acordo com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APSA), os trabalhos terão início até ao final de fevereiro e incluem melhorias na ligação terrestre à gare marítima, que atualmente apresenta acessos em estado degradado.

As previsões indicam que o porto de Portimão terá cerca de 100 escalas de navios de cruzeiro programadas para 2026 e 117 para 2027. Em comparação com 2024, espera-se um aumento significativo de 45% nas escalas de navios de cruzeiro, totalizando 58, e um crescimento de 63% no número de passageiros, que deverá atingir os 23 mil. Embora estes números sejam promissores, não representam recordes históricos para a região.

Para acomodar navios de cruzeiro com até 220 metros de comprimento, será necessário realizar dragagens no porto. Além disso, o cais RO-RO, destinado a navios ferry, será reparado e reabilitado, permitindo que duas embarcações atracem simultaneamente. No entanto, os navios de cruzeiro de maior porte ainda terão de permanecer fundeados ao largo, devido às limitações atuais da infraestrutura.

Estas intervenções estão alinhadas com a estratégia nacional para os portos comerciais, que visa um crescimento de 30% no fluxo de passageiros nos portos de Portugal entre 2025 e 2035, no âmbito do plano “Portos 5+”. Este plano reflete a crescente importância do turismo de cruzeiro para a economia local e nacional.

Com a execução destas obras, o Porto de Portimão pretende não apenas aumentar a sua capacidade, mas também consolidar-se como um destino atrativo para o turismo de cruzeiro em Portugal. Leia também: O impacto do turismo de cruzeiro na economia local.

Leia também  Mais de 75% das moedas em Portugal são de face estrangeira em 2024

Leia também: Asterion adquire centro de dados da Altice na Covilhã por 120 milhões

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top