Uma falha de software nos aviões da família A320 da Airbus está a causar perturbações na aviação global, com algumas companhias aéreas a cancelar voos, enquanto outras conseguem gerir a situação sem comprometer a operação. Nos aeroportos de Lisboa e Porto, a TAP, que opera 58 aviões A319, A320 e A321, reporta apenas um cancelamento e alguns atrasos.
A TAP afirmou que a maioria das aeronaves afetadas pode ser atualizada em cerca de duas horas. No entanto, algumas exigem uma alteração no hardware, o que prolonga o tempo de manutenção. “Estamos a monitorizar a situação e a nossa prioridade é a segurança de passageiros e tripulações”, declarou a companhia aérea.
Embora a informação nos aeroportos de Lisboa e Porto não indique cancelamentos de voos da TAP, existem atrasos significativos. Por exemplo, o voo de Lisboa para Washington, inicialmente programado para as 11h25, está agora previsto para as 13h30, e a ligação para Boston, que deveria partir às 11h40, foi adiada para as 12h55. O único cancelamento registado em Lisboa é de um voo da KLM para Amesterdão.
A Airbus emitiu um alerta na sexta-feira, exigindo uma intervenção nos aviões A320 após um incidente que mostrou que a radiação solar intensa pode comprometer dados críticos para o funcionamento dos controlos de voo. Estima-se que cerca de 6.000 aeronaves em todo o mundo sejam afetadas pela falha da Airbus.
As companhias aéreas estão a lidar com a situação de forma diversa. A Iberia e a Wizz Air afirmaram que as suas operações continuam normalmente, enquanto a easyJet já completou a atualização do software em grande parte da sua frota e espera operar normalmente. A Ryanair, que utiliza principalmente aviões Boeing, não é afetada, exceto pela sua subsidiária Lauda Air.
Na Air France-KLM, 35 voos foram cancelados, e a Lufthansa prevê um número reduzido de cancelamentos e atrasos durante o fim de semana. Nos Estados Unidos, a American Airlines admite que alguns voos poderão sofrer atrasos devido à necessidade de intervenções em 209 aeronaves da Airbus, enquanto a Delta e a United Airlines esperam um impacto limitado.
Na Ásia, a Air India indicou que 113 aviões estão afetados, mas não prevê cancelamentos, assim como a IndiGo. Na América do Sul, a LATAM reporta que a falha da Airbus impacta um número restrito de aeronaves, enquanto a Avianca da Colômbia alerta para perturbações operacionais significativas nos próximos dias.
De acordo com uma fonte oficial da Airbus, a intervenção nas aeronaves deve ser realizada antes do próximo voo de rotina. A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) estipula que a atualização deve ser cumprida até às 23h59 de 29 de novembro. Para 85% das aeronaves, uma simples atualização de software será suficiente, enquanto 15% necessitarão de alterações de hardware, dependendo da disponibilidade de fornecimento industrial.
O alerta da Airbus foi desencadeado por um incidente ocorrido a 30 de outubro, quando um voo da JetBlue, de Cancún para Newark, sofreu uma perda súbita de altitude, resultando em ferimentos em vários passageiros e uma aterragem de emergência em Tampa, na Florida. Este evento levou à investigação pela Federal Aviation Authority.
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Fonte: ECO





