SATA garante que não haverá cancelamentos de voos por falha na Airbus

O Grupo SATA anunciou que está a proceder às atualizações de software exigidas pela Airbus, que identificou uma falha nos aviões da família A320. A companhia aérea açoriana garantiu que não prevê cancelamentos ou atrasos significativos nos voos da Azores Airlines nos próximos dias.

Num comunicado publicado no seu site, a SATA afirmou: “O Grupo SATA não prevê o cancelamento ou atrasos significativos nos voos da Azores Airlines”. A companhia acrescentou que, caso haja alguma alteração, os passageiros com reservas confirmadas serão informados através dos meios habituais de comunicação, respeitando as indicações da respetiva reserva.

A SATA recebeu, na passada sexta-feira, a notificação da Airbus para realizar a atualização imediata do software nas aeronaves A320 Neo, A321 Neo e A321 Neo LR que compõem a sua frota. Esta intervenção deve ser concluída até às 23h59 do dia 29 de novembro e abrange sete dos nove aviões Airbus em operação.

Para garantir a continuidade das operações, o grupo ajustou o seu planeamento operacional, de modo a realizar as atualizações durante as rotações entre voos. “Com este planeamento, pretende-se assegurar que a operação prossegue em conformidade com os mais elevados parâmetros de segurança definidos pelo fabricante e para o setor, garantindo, simultaneamente, a continuidade das ligações aéreas e minimizando o incómodo para os passageiros”, referiu a SATA.

A Airbus informou que cerca de 6.000 aeronaves da família A320 em serviço serão afetadas por esta atualização. A maioria das intervenções requer apenas uma atualização de software, que demora entre duas a três horas, embora em menos de mil aviões seja necessária também uma intervenção no hardware.

O CEO da Airbus, Guillaume Faury, reconheceu que a implementação de uma solução corretiva em certas aeronaves A320 pode causar dificuldades logísticas e atrasos significativos. “Quero apresentar as minhas sinceras desculpas aos nossos clientes e aos passageiros afetados. A segurança é a nossa prioridade absoluta”, afirmou Faury nas redes sociais.

Leia também  Privatização da TAP sob investigação: suspeitas de corrupção

Por sua vez, a TAP também confirmou que a sua frota impactada está a ser atualizada, com impacto reduzido na operação e sem cancelamentos, priorizando sempre a segurança de passageiros e tripulações. Uma verificação das partidas e chegadas nos aeroportos de Lisboa e Porto revela apenas um cancelamento e alguns atrasos.

Leia também: O impacto das falhas de software na aviação moderna.

Leia também: Evolução da oferta da Hilton: CEO partilha estratégias de sucesso

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top