Apoio da UE a corredores de eletricidade e hidrogénio em Portugal

A Comissão Europeia anunciou hoje a seleção de dois corredores de eletricidade e hidrogénio em Portugal como Projetos de Interesse Comum e Mútuo, que irão receber apoio financeiro da União Europeia (UE). Esta decisão insere-se numa lista de 235 projetos energéticos transfronteiriços, que visam acelerar a transição energética e a interligação entre os Estados-membros.

Os projetos portugueses incluem uma interligação elétrica entre Portugal e Espanha, que passa por localidades como Ponte de Lima, Vila Nova de Famalicão, Beariz e Fontefría. O segundo projeto diz respeito a uma rede de interconexão de hidrogénio que liga Portugal a Espanha, França e Alemanha, incluindo uma infraestrutura interna de hidrogénio em Portugal.

A Comissão Europeia sublinha que estes corredores de eletricidade e hidrogénio são fundamentais para reforçar a conectividade energética na Europa, contribuindo para a concretização da União da Energia. Através destas interconexões, espera-se aumentar a competitividade da UE, promover a descarbonização e garantir uma maior segurança e independência energética.

De acordo com dados da Comissão, as necessidades de investimento em infraestruturas energéticas na Europa, que abrangem eletricidade, hidrogénio e redes de dióxido de carbono, devem ascender a 1,5 biliões de euros entre 2024 e 2040. A implementação destes corredores de eletricidade e hidrogénio é vista como uma resposta a essas necessidades, com a UE a comprometer-se a apoiar a sua execução através de uma coordenação política reforçada com os Estados-membros e grupos de trabalho europeus.

Este mês, está prevista a apresentação de um Pacote das Redes Europeias, que visa acelerar o desenvolvimento da infraestrutura energética na Europa. Este pacote inclui o projeto Autoestradas de Energia, que procura resolver os estrangulamentos nas infraestruturas energéticas transfronteiriças e aumentar a resiliência do sistema energético da UE. Entre as autoestradas de energia, destacam-se interligações elétricas nos Pirenéus para integrar melhor a Península Ibérica e um corredor sudoeste de hidrogénio, que facilitará o transporte de hidrogénio descarbonizado.

Leia também  Michael Burry lança newsletter sobre a bolha da IA

Após a adoção da lista de projetos, esta será submetida ao Parlamento Europeu e ao Conselho da UE. Os corredores de eletricidade e hidrogénio em Portugal contam com financiamento do Mecanismo Interligar a Europa, que já destinou cerca de oito mil milhões de euros a projetos emblemáticos desde 2014, e que prevê um orçamento de quase 30 mil milhões de euros para o próximo Quadro Financeiro Plurianual, de 2028 a 2034.

Leia também: O impacto das interligações energéticas na economia portuguesa.

corredores de eletricidade e hidrogénio Nota: análise relacionada com corredores de eletricidade e hidrogénio.

Leia também: Marcelo Rebelo de Sousa internado para cirurgia a hérnia encarcerada

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top