Comprar casa em Portugal aumenta 7,8% em um ano

A compra de casa em Portugal tornou-se significativamente mais cara, com um aumento de 7,8% em novembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este aumento fez com que o preço médio por metro quadrado atingisse pela primeira vez a marca de 3 mil euros, segundo os dados da plataforma idealista. A variação trimestral também foi positiva, com os preços a subirem 1,6%.

Analisando as 18 capitais de distrito e regiões autónomas, a maioria apresentou um crescimento nos preços das habitações. As cidades que registaram as maiores subidas anuais foram Santarém, com um impressionante aumento de 27,2%, seguida de Beja (26,6%) e Portalegre (23,6%). Outras cidades como Setúbal (17%), Guarda (15,8%) e Viana do Castelo (13,8%) também se destacaram.

Lisboa continua a ser a cidade mais cara para comprar casa em Portugal, com um preço médio de 5.914 euros por metro quadrado. O Porto e o Funchal seguem na lista, com preços de 3.908 euros/m2 e 3.864 euros/m2, respetivamente. Outras cidades como Faro (3.400 euros/m2) e Setúbal (2.957 euros/m2) também apresentam valores elevados.

Por outro lado, Vila Real foi a única cidade a registar uma descida no preço das casas, com uma queda de 1,6% no último ano. Em contraste, cidades como Aveiro (2.740 euros/m2), Évora (2.567 euros/m2) e Ponta Delgada (2.374 euros/m2) mantêm-se em níveis competitivos, embora ainda abaixo das grandes cidades.

O índice de preços imobiliários do idealista é baseado nos preços de oferta dos imóveis, considerando apenas os anúncios válidos e eliminando dados atípicos. Este índice inclui também moradias unifamiliares e assegura que os dados refletem o mercado de forma precisa.

Com a contínua valorização do mercado imobiliário, comprar casa em Portugal torna-se um desafio para muitos. As variações significativas nos preços podem impactar as decisões de compra e investimento. Leia também: O que considerar antes de comprar casa em Portugal.

Leia também  Eventos económicos essenciais da semana em Portugal

comprar casa em Portugal comprar casa em Portugal Nota: análise relacionada com comprar casa em Portugal.

Leia também: Portugal candidata-se a acolher Autoridade Aduaneira Europeia

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top