O professor Pedro Arezes tomou posse esta quarta-feira, 3 de dezembro, como novo reitor da Universidade do Minho, cargo que ocupará durante o período de 2025 a 2029. A cerimónia de investidura decorreu no salão medieval do edifício da Reitoria, em Braga, e foi transmitida em direto pelo YouTube.
A sessão começou com um tradicional cortejo académico e contou com intervenções de várias personalidades, incluindo a presidente do Conselho Geral da UMinho, Maria Assunção Raimundo, o reitor cessante, Rui Vieira de Castro, e o próprio Pedro Arezes. O presidente da Associação Académica, Luís Guedes, também fez uma intervenção. Para animar o evento, o Coro Académico da UMinho, acompanhado por um Quinteto de Metais formado por estudantes do Departamento de Música, proporcionou momentos musicais.
Pedro Arezes foi o único candidato ao cargo e, para o apoiar na sua nova função, escolheu uma equipa de vice-reitores com diversas áreas de especialização. António Salgado ficará responsável pela Investigação e Política Científica, Cristina Dias pela Educação e Organização Académica, e João Cardoso Rosas pela Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social. Nuno Castro liderará a Modernização Institucional, enquanto os pró-reitores Raul Fangueiro, Lígia Rodrigues, Sandra Dias Fernandes, Tiago Miranda e Carlos Videira terão funções em áreas como Inovação, Cooperação Internacional e Sustentabilidade.
Com esta nova liderança, a UMinho, que conta com cerca de 21 mil alunos, dos quais 11% são estrangeiros, continua a destacar-se na ciência aberta, nas patentes e na sustentabilidade. A universidade oferece mais de 200 cursos nas suas 12 Escolas e Institutos, localizados em Braga e Guimarães. Atualmente, a UMinho está envolvida em cerca de 500 projetos de investigação e desenvolvimento, contando com quase 3000 investigadores e professores, dos quais 69 estão entre os mais citados a nível mundial.
Pedro Arezes é o 10.º reitor da Universidade do Minho, sucedendo a Rui Vieira de Castro. A UMinho tem uma rica história de 51 anos e continua a ser um importante centro de ensino e investigação em Portugal. A nova liderança promete dar continuidade ao trabalho desenvolvido, com foco na inovação e na ligação à comunidade.
Leia também: O impacto da nova liderança na UMinho e no ensino superior em Portugal.
Pedro Arezes Nota: análise relacionada com Pedro Arezes.
Leia também: Seis escolas de negócios portuguesas entre as melhores da Europa em 2025
Fonte: Sapo





