Governo aprova estratégia para aumentar produção de cereais

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou esta quinta-feira a aprovação de uma nova estratégia que visa aumentar a capacidade de aprovisionamento de cereais em Portugal. Durante uma conferência de imprensa, o ministro explicou que a “Estratégia Mais Cereais” foi aprovada em Conselho de Ministros, após anos de intenções sem execução.

Atualmente, Portugal apresenta uma capacidade de aprovisionamento de cereais de apenas 19%, sendo que a produção de trigo cobre apenas 5% das necessidades do país. Esta situação é preocupante, especialmente em tempos de insegurança e crise internacional, onde a dependência externa pode comprometer a segurança alimentar.

Leitão Amaro destacou que o plano inclui medidas para aumentar a produção nacional, focando na organização, digitalização e modernização do sistema produtivo agrícola na área dos cereais. A estratégia surge num contexto em que Portugal tem vindo a aumentar a sua dependência do exterior para o aprovisionamento de cereais, leite e frutos. Em 2024, o país fechou o ano com um défice na balança comercial de produtos agrícolas e agroalimentares que ascendeu a 5,17 mil milhões de euros.

A nova abordagem do governo pretende não só garantir um maior fornecimento interno, mas também reduzir a vulnerabilidade do país face a flutuações do mercado internacional. O aumento da produção de cereais é, portanto, uma prioridade, com o objetivo de assegurar a autossuficiência alimentar e a sustentabilidade do setor agrícola.

Leia também: A importância da modernização agrícola em Portugal.

aprovisionamento de cereais aprovisionamento de cereais Nota: análise relacionada com aprovisionamento de cereais.

Leia também: André Ventura vai a tribunal por cartazes sobre Bangladesh e ciganos

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top