A Fundação Ageas revelou os dez projetos vencedores da edição de 2025 do programa Ageas Community Champions, que contou com a participação de mais de 20 mil votos da comunidade. Cada uma das iniciativas selecionadas receberá um financiamento de até três mil euros, destinado a apoiar projetos de impacto social desenvolvidos por cerca de 70 mediadores da seguradora. A implementação das iniciativas está prevista para o decorrer de 2026.
Na região Centro e Grande Lisboa, destacam-se projetos como “Um Muro que Une – Melhorias de Infraestruturas para a Comunidade Artallis”, que visa a construção de um muro de proteção no Conservatório Artallis de Loures. Outro projeto é “OuriNós – Onde a Empatia Começa a Distância Termina”, que pretende criar uma sala Snoezelen com tecnologia multissensorial para crianças e jovens com deficiência no CRIO – Centro de Reabilitação e Integração Ouriense. Por fim, a “Sala de Integração Sensorial Intergeracional AGEAS+” foca na criação de novos espaços para intervenções relacionadas com o neurodesenvolvimento e perturbações do espectro do autismo na Comdignitatis, em Mafra.
No Norte de Portugal, o projeto “Judo Sem Barreiras”, do Judo Clube de Valença, tem como objetivo implementar aulas de judo adaptado para pessoas com mais de 65 anos. A APPACDM de Gaia foi premiada com o projeto “Terapia de Impacto”, que se destina a suprir necessidades de equipamentos, como elevadores e material Snoezelen. Além disso, o “Partilhar e Crescer – Workshops Inclusivos para Todos”, na Maia, prevê a realização de workshops para pessoas com deficiência intelectual e a comunidade local.
Na região Sul e Ilhas, foram escolhidos projetos como “Banhos de Amor”, que visa modernizar as casas de banho do Lar Nossa Senhora do Carmo, em Lagos, que acolhe crianças e jovens em risco. O “Café Memória com ‘Vagar’” tem como objetivo reforçar a inclusão de pessoas com demência em Évora, no âmbito do projeto nacional da Alzheimer Portugal. Por último, a “Estímulo Sensorial – Sala Snoezelen”, da Associação Teia D’Impulsos, está voltada para a criação de um espaço multissensorial de acesso comunitário em Portimão.
O júri do Ageas Community Champions também atribuiu uma menção honrosa ao projeto “Vem Viver 60+”, da Associação do Centro Social de Serzedo, em Vila Nova de Gaia.
No primeiro semestre de 2025, o Grupo Ageas emitiu cerca de 1,2 mil milhões de euros em prémios, consolidando uma quota de mercado de 16,1%, segundo dados do EcoSeguros.
Leia também: O impacto social das iniciativas comunitárias em Portugal.
Ageas Community Champions Ageas Community Champions Ageas Community Champions Nota: análise relacionada com Ageas Community Champions.
Leia também: Presidente do INEM propõe aumento da taxa sobre seguros
Fonte: ECO





