Cecília Arraiano é a primeira mulher a presidir Academia Europeia

Cecília Maria Arraiano, investigadora coordenadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), foi eleita para presidir à Academia Europeia de Microbiologia, tornando-se a primeira mulher e a primeira pessoa do sul da Europa a assumir este cargo. A sua nomeação marca um momento histórico para a academia, que foi fundada há 16 anos e à qual Cecília pertence desde 2016.

A nova presidente sucederá a Kenneth Timmis, que ocupou a presidência desde 2025, e começará a exercer funções a 1 de janeiro de 2026. Cecília Arraiano expressou a sua determinação em enfrentar este desafio, afirmando: “Vai ser um desafio durante três anos. A Academia integra investigadores de muita qualidade e eu também vou dar o meu melhor”.

Cecília lidera o Laboratório de Controlo da Expressão Génica no ITQB NOVA, em Oeiras, e é a segunda pessoa de nacionalidade portuguesa a integrar a Academia Europeia de Microbiologia. Este organismo reúne um grupo restrito de investigadores, que têm como objetivo promover e reconhecer a excelência em microbiologia em toda a Europa. Para ser membro, um investigador deve ser nomeado por um membro da academia e receber o apoio de outros quatro, seguido de um processo de eleição.

A investigadora é também membro da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) e correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 2009. Além disso, é Fellow da Academia Americana de Microbiologia e já integrou o comité executivo da Federação Europeia de Bioquímica, onde recebeu o Diplôme D´Honneur. Cecília Arraiano foi ainda embaixadora em Portugal da Sociedade Americana de Microbiologia e presidiu à Sociedade Portuguesa de Genética.

João Crespo, Diretor do ITQB NOVA, comentou a nomeação de Cecília Arraiano, sublinhando que “reflete o reconhecimento internacional do trabalho de qualidade que tem sido desenvolvido pelos investigadores portugueses, neste caso particular da Cecília, e do esforço institucional em apoiar estes investigadores mesmo com as dificuldades de acesso a financiamento conhecidas”.

Leia também  FCT lança concurso de 104 milhões para projetos de I&D

Cecília Arraiano é um exemplo de excelência na investigação científica em Portugal e a sua liderança na Academia Europeia de Microbiologia promete trazer novas oportunidades e visibilidade para a microbiologia no país. Leia também: O impacto da investigação científica na economia portuguesa.

Cecília Arraiano Nota: análise relacionada com Cecília Arraiano.

Leia também: Maioria dos jornalistas em Portugal sem formação em IA

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top