Programa E-Lar recebe 55.752 candidaturas na segunda fase

A segunda fase do programa E-Lar, que visa a substituição de equipamentos a gás por alternativas elétricas, recebeu um total de 55.752 candidaturas. Este programa, que conta com um financiamento de 60 milhões de euros, foi anunciado pelo Ministério do Ambiente e Energia, que revelou que 25.119 candidaturas foram aprovadas e aceites pelos beneficiários. Até ao momento, foram emitidos 14.419 vouchers para a troca de eletrodomésticos.

De acordo com as informações disponíveis, 533 beneficiários já iniciaram o processo de substituição junto dos comerciantes, utilizando os vouchers que receberam. A ministra do Ambiente e Energia, em declarações ao Jornal de Negócios, destacou que a quase totalidade da verba destinada a esta fase do programa E-Lar já foi atribuída. Além disso, a ministra não descartou a possibilidade de lançar uma terceira fase do programa em 2026.

Atualmente, 4.378 candidaturas estão em fase de avaliação, enquanto 11.288 aguardam a conclusão do preenchimento por parte dos beneficiários. Esta fase do programa E-Lar, que começou a 11 de dezembro, destina-se a cidadãos que beneficiam da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), assim como a pessoas com contratos de fornecimento de eletricidade em frações abrangidas pelo programa “Bairros Mais Sustentáveis”.

Os apoios financeiros podem chegar até 1.683 euros para famílias em situação de vulnerabilidade, enquanto o valor máximo para os restantes casos é de 1.100 euros. Vale lembrar que a primeira fase do programa E-Lar foi lançada em outubro, com um financiamento de 40 milhões de euros proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Leia também: O impacto da transição energética nas famílias portuguesas.

programa E-Lar Nota: análise relacionada com programa E-Lar.

Leia também: Programa E-Lar recebe 55.752 candidaturas na segunda fase

Leia também  Impresa negocia acordo com MFE, grupo de media italiano

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top