Em 2025, a Linha SNS 24 registou um aumento significativo no seu desempenho, agendando cerca de 2.800 consultas diárias nos cuidados de saúde primários. Este serviço atendeu mais de 5,7 milhões de chamadas e agendou mais de um milhão de consultas, o que representa um crescimento de aproximadamente 65% em comparação com 2024. Os dados foram divulgados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O aumento no número de consultas agendadas deve-se, em grande parte, à expansão do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que já abrange 27 Unidades Locais de Saúde e 7,8 milhões de utentes. Este projeto visa encaminhar os utentes para consultas presenciais no próprio dia ou no dia seguinte, evitando assim idas desnecessárias às urgências e longas esperas nos centros de saúde. Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, destacou a importância deste serviço, afirmando que “é fundamental que todos saibam que o SNS funciona 24 horas por dia e, por isso, nenhum utente fica por atender”.
A Linha SNS 24 foi reforçada com mais recursos humanos, contando atualmente com uma bolsa de mais de 3.700 profissionais, um aumento significativo em relação aos cerca de 2.500 de 2024 e 1.600 em outubro de 2023. Apesar deste crescimento, a SPMS alerta para a existência de picos no número de chamadas, especialmente nas segundas-feiras de manhã, após domingos e feriados.
Durante o ano de 2025, foram lançados um novo Portal e uma nova App SNS 24, que disponibilizam mais de 20 serviços digitais, oferecendo alternativas aos cidadãos, especialmente em períodos de maior pressão. Além disso, foi criada a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio – 1411, que reforça a resposta do SNS na área da saúde mental.
O SNS 24 também implementou a triagem digital respiratória através da App SNS 24, que inclui um assistente de inteligência artificial (IA) para avaliação de sintomas respiratórios. Desde o lançamento do serviço, mais de 70 mil utentes utilizaram a Teleconsulta Linha SNS 24, com cerca de 70% a aceitarem a teleconsulta proposta e mais de 80% das situações a serem resolvidas sem necessidade de outros cuidados.
A rede de Balcões SNS 24, com cerca de 430 balcões, assegura apoio presencial à utilização dos serviços digitais, garantindo que nenhum cidadão fique para trás. “O ano que agora termina foi repleto de desafios, mas o SNS 24 soube adaptar-se, aumentando a sua carteira de serviços e reforçando a sua capacidade de atendimento”, concluiu Sandra Cavaca.
Leia também: O impacto da digitalização nos serviços de saúde em Portugal.
Linha SNS 24 Linha SNS 24 Nota: análise relacionada com Linha SNS 24.
Leia também: Governo substitui presidente da ULS de São José por militante do PSD
Fonte: ECO





