Fed deve manter taxas de juro em janeiro, segundo mercado

O mercado financeiro aponta para uma elevada probabilidade de que a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) mantenha as taxas de juro inalteradas na reunião agendada para 28 de janeiro. De acordo com o FedWatch, uma ferramenta do CME Group, há 83,9% de chance de que as taxas permaneçam entre 3,50% e 3,75%. Por outro lado, a possibilidade de uma redução das taxas de juro foi avaliada em 16,1%, enquanto a hipótese de um aumento é considerada nula.

Desde o final de dezembro, a expectativa de manutenção das taxas de juro tem vindo a aumentar, subindo de 65,4% no início do mês para os atuais 83%. Este aumento reflete uma mudança nas perspetivas do mercado, que inicialmente considerava uma maior probabilidade de cortes nas taxas. Na verdade, a possibilidade de uma diminuição das taxas de juro caiu significativamente, de 24,8% para os atuais 16% desde 5 de dezembro.

Além disso, a possibilidade de um aumento das taxas de juro, que era de 9,8% a 5 de dezembro, foi completamente eliminada desde o final do mês passado.

Para a reunião da Fed marcada para 18 de março, que será uma das últimas sob a liderança de Jerome Powell, as expectativas estão mais equilibradas. O FedWatch sugere que há 51% de chance de manutenção das taxas de juro, enquanto 42,7% acreditam que poderá haver uma redução para o intervalo entre 3,25% e 3,50%. Há ainda uma pequena probabilidade de 6,3% de que as taxas desçam ainda mais, para entre 3% e 3,25%.

Na última reunião de Powell como presidente da Fed, prevista para 29 de abril, as probabilidades de uma redução das taxas de juro aumentam, com 44,6% a preverem uma descida para o intervalo entre 3,25% e 3,50%. A possibilidade de manutenção das taxas é avaliada em 39,4%.

Leia também  A ascensão da IA: 2026 pode trazer novas oportunidades de investimento

Jerome Powell, que lidera a Reserva Federal desde 2018, terminará o seu mandato em maio. O FedWatch é uma ferramenta importante que ajuda a monitorizar as expectativas do mercado em relação às alterações nas taxas de juro, com base nos preços futuros dos Fed Funds a 30 dias.

Leia também: O impacto das taxas de juro na economia global.

Leia também: JPMorgan Chase assume emissão do cartão Apple após saída da Goldman Sachs

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top