De acordo com um recente relatório da AirHelp, Portugal ocupa o último lugar na Europa em termos de pontualidade dos voos. A análise, que abrangeu o último ano, revela que o nosso país teve a maior taxa de passageiros afetados por atrasos e cancelamentos em 2025, um título que anteriormente pertencia à Grécia.
O estudo indica que, em 2025, cerca de 936 milhões de passageiros viajaram pelos aeroportos europeus, dos quais aproximadamente 26% enfrentaram atrasos ou cancelamentos. Além disso, quase 11 milhões de passageiros tiveram direito a reclamar compensações financeiras, conforme estipulado pelo Regulamento CE 261/2004, que regula os voos com partida da União Europeia.
Em termos de voos perturbados, Portugal destacou-se negativamente. O relatório aponta que, em 2025, quase 81 mil voos (de um total de 227 mil) sofreram algum tipo de perturbação, afetando mais de 11,6 milhões de passageiros. Este número representa cerca de 36% dos quase 33 milhões de viajantes que partiram de Portugal. Deste total, mais de 434 mil passageiros tornaram-se elegíveis para compensações financeiras.
A Grécia ocupa o segundo lugar na lista, com mais de 36,5 milhões de passageiros e 33% a sofrerem perturbações. A França, com mais de 90 milhões de passageiros, regista 30% de voos afetados. Ambos os países apresentaram melhorias em comparação com o ano anterior.
Por outro lado, países como Noruega, Suécia e Estónia destacam-se pela sua eficiência. Na Noruega, 85% dos passageiros chegaram ao destino a tempo, enquanto na Suécia e na Estónia, as taxas de pontualidade foram de 84% e 82%, respetivamente.
As principais rotas a partir de Lisboa em 2025 incluem Madrid, Paris e Barcelona, todas com percentagens significativas de passageiros afetados por atrasos. O Aeroporto de Lisboa foi o mais movimentado, com mais de 16 milhões de passageiros, dos quais 44% enfrentaram atrasos. O Aeroporto do Porto seguiu com mais de sete milhões de passageiros, com 28% a sofrerem perturbações, enquanto o Aeroporto de Faro, com mais de quatro milhões de passageiros, registou a melhor taxa de pontualidade, com 79% dos voos a descolarem a tempo.
Em termos de tráfego aéreo, o Reino Unido lidera com cerca de 142 milhões de passageiros, seguido de Espanha e Alemanha. O verão, especialmente julho e agosto, foi a época com mais interrupções, enquanto janeiro e fevereiro foram os meses mais tranquilos.
Leia também: A importância da compensação por atrasos de voos.
atrasos de voos atrasos de voos atrasos de voos atrasos de voos Nota: análise relacionada com atrasos de voos.
Leia também: Lucros dos bancos dos EUA devem aumentar no 4º trimestre
Fonte: Sapo





