Trump não planeia demitir Powell, mas futuro é incerto

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou que não tem intenções de demitir Jerome Powell, presidente da Reserva Federal (Fed), apesar da investigação criminal em curso pelo Departamento de Justiça. Em entrevista à Reuters, Trump afirmou: “Não tenho planos para o fazer”, quando questionado sobre a possibilidade de afastar Powell do cargo.

No entanto, o Presidente admitiu que é “demasiado cedo” para tomar uma decisão definitiva sobre o futuro de Powell. “Neste momento, estamos numa espécie de compasso de espera com ele, e vamos decidir o que fazer. Mas não posso entrar em detalhes. É muito cedo. Muito cedo”, acrescentou Trump.

O mandato de Powell à frente da Fed termina em maio, mas ele não é obrigado a deixar o Conselho de Governadores, que tem sede em Washington, até 2028. Durante a entrevista, Trump mencionou que está a considerar nomes para substituir Powell, incluindo o ex-governador da Fed, Kevin Warsh, e o atual diretor do Conselho Económico Nacional, Kevin Hassett. O Presidente também descartou o secretário do Tesouro, Scott Bessent, para o cargo, afirmando que ele prefere permanecer na sua posição atual.

A investigação criminal contra Powell surge em meio a um projeto de 2,5 mil milhões de dólares para renovar edifícios históricos da Fed. Powell, que já divulgou a existência da investigação, negou qualquer irregularidade, considerando que as ações do governo são uma forma de pressão para que ele atenda às exigências de Trump, que incluem a redução das taxas de juro.

A independência da Fed tem sido um tema de debate, com vários banqueiros centrais a defenderem a autonomia das instituições na condução da política monetária. Trump, por outro lado, desconsiderou as preocupações de analistas e investidores sobre a erosão dessa independência e o seu impacto no valor do dólar e na inflação. “Não me importo”, disse Trump, reiterando que os deputados devem ser leais às suas decisões, especialmente no que diz respeito à confirmação do sucessor de Powell.

Leia também  Empresas portuguesas na Web Summit Qatar buscam investimento

Trump acredita que “um presidente deveria ter algo a dizer” sobre a política da Fed e afirmou: “Ganhei muito dinheiro com negócios, por isso acho que percebo melhor disso do que o Jerome Powell, que já era tarde demais”. A situação continua a evoluir, e o futuro de Powell na Reserva Federal permanece incerto.

Leia também: O impacto da política monetária na economia global.

demissão Powell demissão Powell demissão Powell demissão Powell demissão Powell Nota: análise relacionada com demissão Powell.

Leia também: TSMC regista lucros recorde de 1,71 biliões em 2025

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top