Cavaco Silva elogia Marques Mendes como escolha certa para a presidência

O antigo Presidente da República, Cavaco Silva, expressou hoje a sua convicção de que Marques Mendes será um Presidente da República independente e exigente em relação ao Governo. Numa mensagem em vídeo, transmitida durante um comício em Porto, Cavaco Silva destacou Mendes como “a escolha certa” para assegurar a estabilidade política em Portugal.

“Conheço o dr. Marques Mendes há muitos anos. Os portugueses podem estar certos de que ele falará a verdade e que será independente em relação às diferentes forças partidárias. Além disso, Marques Mendes será muito exigente em relação ao governo”, afirmou Cavaco Silva. O antigo chefe de Estado recorreu ainda ao fundador do PSD, Francisco Sá Carneiro, para enfatizar que Mendes colocará sempre o interesse nacional em primeiro lugar.

Cavaco Silva sublinhou que Mendes tem a capacidade de agir como uma reserva de último recurso em caso de crises graves no país. A mensagem do ex-Presidente, que marca a sua única participação na campanha, lamentou que, nas últimas semanas, pouco se tenha falado sobre questões cruciais para o futuro de Portugal.

“Pela experiência que acumulei como primeiro-ministro e Presidente da República, sei que a escolha do próximo domingo é extremamente importante. Precisamos de um Presidente da República que garanta a estabilidade política e que consiga construir pontes e consensos em tempos de incerteza”, disse.

O ex-Presidente reafirmou que Marques Mendes é a escolha certa para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, destacando as suas qualidades pessoais e competências. “A estabilidade política é imprescindível para melhorar as condições de vida dos portugueses. É fundamental que o futuro Presidente compreenda bem o funcionamento das instituições e consiga promover entendimentos entre os partidos e as forças sociais”, acrescentou.

Leia também  Howden Re inicia operações em Portugal com nova entidade

Cavaco Silva fez um apelo a todos os cidadãos para que não deixem de votar no próximo domingo, sublinhando que “está em causa o futuro do nosso país”. A mensagem foi proferida num comício onde também discursaram o presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, e o mandatário nacional da candidatura, Rui Moreira.

As eleições presidenciais estão agendadas para 18 de janeiro de 2026, com um recorde de 11 candidatos na corrida. Se nenhum candidato obtiver mais de metade dos votos, uma segunda volta será realizada a 8 de fevereiro entre os dois mais votados. Entre os candidatos estão, além de Marques Mendes, figuras como António Filipe, Catarina Martins e André Ventura.

Leia também: O que esperar das eleições presidenciais de 2026.

Leia também: Goldman Sachs explora mercados de previsão para novas oportunidades

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top