Um total de 50 startups portuguesas está a competir na primeira edição do Startup World Cup Portugal, com a oportunidade de ganhar um prémio de um milhão de dólares, aproximadamente 875 mil euros. Este investimento direto será atribuído à startup vencedora na competição global, que terá lugar em outubro em São Francisco, nos Estados Unidos.
As startups que participam nesta competição abrangem diversos setores, incluindo tecnologia, saúde, inovação e finanças. No próximo dia 10 de setembro, as 50 startups reunirão-se no Beato Innovation District, onde se localiza a Unicorn Factory, para conhecer os 15 finalistas escolhidos pelo júri da competição.
No dia seguinte, 11 de setembro, as startups terão a oportunidade de apresentar os seus pitchs de cinco minutos a um painel de jurados. Este júri é composto por figuras de destaque, como Teresa Fiúza do Banco Português de Fomento, Gil Azevedo da Unicorn Factory Lisboa, Cláudia Machado do Grupo Brisa, António Grilo da ANI, Duarte Azinheira da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e Sónia Magalhães da Octanova SCR e FastTrack Ventures. O júri selecionará a startup que irá representar Portugal na Grande Final mundial em Silicon Valley.
A startup vencedora irá competir com outras 70 vencedoras de etapas regionais pelo prémio de um milhão de dólares, que será atribuído pela Pegasus Tech Venture, uma empresa global de capital de risco que gere ativos na ordem dos dois mil milhões de dólares. O portefólio da Pegasus inclui empresas de renome como SpaceX, Airbnb, SoFi e Doordash.
As 50 startups portuguesas que estão a concorrer incluem nomes como Actif, Airsafe.AI, Ambula, AtivoLabs, BloodFlow, e muitas outras que demonstram a diversidade e inovação do ecossistema empreendedor em Portugal.
Leia também: Descubra as melhores práticas para startups em Portugal e como podem beneficiar do ecossistema local.
startups portuguesas startups portuguesas startups portuguesas Nota: análise relacionada com startups portuguesas.
Leia também: Direitos do consumidor em caso de overbooking de voos
Fonte: ECO