A startup britânica Zango anunciou a contratação de Pedro Sousa para liderar a sua estratégia e operações em Portugal. Esta é a primeira de várias contratações que a empresa planeia realizar nos próximos meses, com o objetivo de expandir a sua presença no mercado nacional.
Além de Pedro Sousa, a Zango integrou também Manuel Goncalves Ferreira, um nome respeitado no setor financeiro, no seu advisory board. Ferreira tem uma vasta experiência, tendo trabalhado no BBVA, e junta-se a Dean Nash, COO Global do Santander Legal. Ritesh Singhania, co-fundador e CEO da Zango, comentou que “a contratação do Pedro Sousa é mais uma aposta na construção da confiança e governance em IA para a conformidade regulatória no setor financeiro. Portugal está a crescer de forma proeminente neste mercado, e estamos muito entusiasmados em expandir a nossa presença no país.”
A Zango é especializada no desenvolvimento de agentes de inteligência artificial para instituições financeiras, ajudando a automatizar processos de compliance regulatória que costumam ser manuais, como a interpretação de normas e análise de lacunas regulatórias. A tecnologia da Zango já é utilizada pelo Novobanco, o quarto maior banco em operação em Portugal, e por neobancos líderes na Europa, como Monzo e Juni.
Fundada em 2024, a Zango opera globalmente, com equipas em Londres, Bangalore e Lisboa. Recentemente, a empresa anunciou uma ronda de investimento de 4,1 milhões de euros, que deverá impulsionar a sua expansão. Pedro Sousa, agora responsável pela estratégia de expansão da Zango em Portugal, irá colaborar com bancos, seguradoras e fintechs na implementação de soluções de IA que automatizam processos complexos de compliance e gestão de risco.
Com uma sólida experiência em consultoria financeira, adquirida em empresas como Deloitte e PwC, Pedro Sousa traz um conhecimento valioso sobre os desafios regulatórios e operacionais enfrentados pelas grandes instituições. A Zango destaca que Sousa já integrou equipas de projetos como a fintech Comudel e a NeoPME, uma empresa que fundou e desenvolveu como um marketplace de soluções de IA para pequenas e médias empresas em Portugal.
“Assumir a liderança da estratégia de expansão da Zango em Portugal é uma oportunidade única de aplicar a minha experiência, tanto em consultoria financeira como no ecossistema empreendedor. A tecnologia da Zango está a redefinir a forma como as organizações encaram o compliance e o risco, tornando esta missão ainda mais relevante e com um enorme potencial de crescimento em Portugal”, afirmou Pedro Sousa.
Para reforçar a sua expansão em Portugal, a Zango também integrou Manuel Goncalves Ferreira no seu advisory board. A combinação de experiência local e visão internacional que esta equipa oferece reforça a ambição da Zango de liderar a transformação do compliance em Portugal.
Leia também: O impacto da inteligência artificial no setor financeiro.
Leia também: Bison Bank lança primeira stablecoin portuguesa em 2026
Fonte: Sapo





