Kemi Badenoch pede demissão de Keir Starmer após escândalo

A líder do Partido Conservador britânico, Kemi Badenoch, exigiu a demissão do primeiro-ministro Keir Starmer, considerando que ele deve “assumir responsabilidade” pelo afastamento do seu chefe de gabinete, Morgan McSweeney, devido ao envolvimento no escândalo Epstein. McSweeney anunciou a sua saída no domingo, após ser acusado de ter recomendado a nomeação de Peter Mandelson como embaixador em Washington, mesmo sabendo das ligações deste ao criminoso sexual Jeffrey Epstein.

Peter Mandelson, que já ocupou cargos ministeriais em governos trabalhistas e foi comissário europeu entre 2004 e 2008, foi demitido do cargo de embaixador em setembro de 2025, após a divulgação de documentos que revelaram a profundidade das suas ligações com Epstein, que faleceu na prisão em 2019. A controvérsia foi reacendida recentemente, levantando suspeitas de que Mandelson poderá ter passado informações a Epstein que influenciaram os mercados entre 2008 e 2010.

Em entrevista à BBC, Kemi Badenoch afirmou que a posição de Keir Starmer é insustentável e rejeitou as justificações do primeiro-ministro, que alegou ter recebido “maus conselhos”. A líder conservadora destacou que “os conselheiros aconselham e os líderes decidem”, sublinhando que Starmer deve assumir a responsabilidade pela decisão errada de nomear Mandelson.

Morgan McSweeney, em comunicado, assumiu a responsabilidade pela sua recomendação, afirmando que “a nomeação de Peter Mandelson foi um erro”. Apesar do seu arrependimento, Starmer expressou a intenção de se manter no cargo, pedindo desculpas às vítimas de Epstein e lamentando ter acreditado nas “mentiras” de Mandelson.

A situação gerou um clima de incerteza no governo britânico, com várias figuras do Partido Trabalhista a defenderem Starmer, enquanto a polícia britânica iniciou uma investigação e realizou buscas a residências ligadas a Mandelson. A pressão sobre o primeiro-ministro aumenta à medida que a controvérsia se intensifica, colocando em risco o seu futuro político.

Leia também  Boris Johnson envolvido em escândalos financeiros e de influência

Leia também: O impacto do escândalo Epstein na política britânica.

Keir Starmer Keir Starmer Keir Starmer Nota: análise relacionada com Keir Starmer.

Leia também: Empresas de 16 setores recrutam no Iscte Career Forum

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top