O BBVA obteve finalmente a aprovação do regulador da bolsa espanhola para avançar com a sua oferta pública de aquisição (OPA) hostil sobre o rival Sabadell. Esta decisão surge 16 meses após o anúncio da proposta pelo banco, liderado por Carlos Torres.
A Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) deu luz verde ao BBVA, considerando que o documento final da OPA cumpre com as normas em vigor e é suficientemente esclarecedor, após as últimas alterações feitas até 3 de setembro. Com esta autorização, o BBVA pode agora proceder à publicação do anúncio da oferta e iniciar a operação.
A CNMV, que desempenha um papel semelhante ao da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em Portugal, informou que divulgará informações sobre o prazo de aceitação da oferta assim que o BBVA publicar o primeiro anúncio previsto na legislação. O período de aceitação poderá variar entre 30 a 70 dias.
O caminho até esta aprovação não foi fácil para o BBVA. O Sabadell tentou contrariar os planos do banco rival, e até o Governo espanhol interveio, o que levou a Comissão Europeia a entrar em cena. Recentemente, os acionistas do Sabadell aprovaram a venda da sua filial britânica TSB e a distribuição de um dividendo histórico de 2,5 mil milhões de euros, mas estas decisões não impediram o avanço do BBVA.
Em junho, o Governo espanhol impôs condições mais rigorosas para a operação, avaliada em 12 mil milhões de euros. Entre as exigências, o BBVA terá de manter o Sabadell como um banco separado e com gestão autónoma durante, pelo menos, três anos. Em resposta, o BBVA recorreu ao Supremo Tribunal contra estas imposições do Executivo.
O Banco Central Europeu (BCE) e a Autoridade da Concorrência já tinham dado o seu aval à oferta do BBVA, que agora conta com a aprovação do regulador da bolsa para prosseguir com a OPA, cujo sucesso ainda é incerto.
As ações do BBVA subiram 0,41%, atingindo os 15,875 euros, acumulando uma valorização de quase 70% desde o início do ano, o que resulta num valor de mercado superior a 91 mil milhões de euros. Por sua vez, o Sabadell também registou uma subida de 0,18%, cotando a 3,254 euros, com uma valorização de 73% em 2023, o que lhe confere uma capitalização em bolsa de cerca de 16,63 mil milhões de euros.
Leia também: O impacto da OPA do BBVA no mercado bancário espanhol.
OPA BBVA Sabadell OPA BBVA Sabadell OPA BBVA Sabadell OPA BBVA Sabadell OPA BBVA Sabadell Nota: análise relacionada com OPA BBVA Sabadell.
Leia também: Elevador da Glória: Seguradoras consideram prematuro avançar valores
Fonte: ECO