Seguro vence nas últimas freguesias e reforça liderança

No passado domingo, 15 de fevereiro, realizou-se a segunda volta das eleições presidenciais em 20 freguesias e secções de voto que tinham sido adiadas devido ao mau tempo. António José Seguro, candidato apoiado pelo PS, triunfou em Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã, somando um total de 21.151 votos, enquanto André Ventura, do Chega, obteve 9.851 votos.

Em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, António José Seguro alcançou uma impressionante percentagem de 79,15%, enquanto Ventura ficou com 20,85%. A abstenção foi elevada, atingindo os 71,23%, um valor superior à média nacional de 50%. Em Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, Seguro obteve 72,6% dos votos, contra 27,3% de Ventura, com uma abstenção de 59,8%. Por sua vez, na Golegã, António José Seguro conquistou 69,07% dos votos, enquanto André Ventura ficou com 30,93%, com uma abstenção de 66,78%.

Antes desta votação, já era conhecido que António José Seguro foi eleito Presidente da República, tendo alcançado a maior votação da história da democracia portuguesa, com 66,83% dos votos na segunda volta, em comparação com 33,17% de André Ventura. Com a contagem de 3.259 freguesias e 107 consulados concluída, o novo Presidente tomará posse a 9 de março, data em que Marcelo Rebelo de Sousa deixará o cargo. Até lá, Seguro está a trabalhar no gabinete de transição no Palácio de Queluz.

A votação deste domingo, que envolveu cerca de 36 mil eleitores, decorreu sem incidentes significativos, exceto na freguesia de Bidoeira de Cima, no concelho de Leiria, onde houve uma interrupção devido a uma falha de energia elétrica. O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), André Wemans, afirmou que não foram registados outros problemas, e que tudo correu bem até ao encerramento das assembleias de voto às 19h00.

Leia também  Livre apoia Seguro e critica PSD por falta de posicionamento

A votação para a segunda volta foi adiada em todas as seis freguesias de Alcácer do Sal, nas quatro de Arruda dos Vinhos e nas três da Golegã. Também houve adiamentos em duas secções de voto em Santarém, numa freguesia e numa secção de Rio Maior, assim como em freguesias do Cartaxo, Salvaterra de Magos e Leiria. No total, oito municípios foram afetados pelo adiamento das eleições. Nas 20 freguesias e secções de voto em questão, estavam inscritos 36.852 eleitores.

Na primeira volta das presidenciais, realizada a 18 de janeiro, António José Seguro foi o candidato mais votado, com 31,11% dos votos, seguido de André Ventura, que obteve 23,5%.

Leia também: O impacto das eleições na economia nacional.

Leia também: Seguro vence em concelhos com eleições adiadas

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top