Danos superiores a dois milhões em cerâmica devido a mau tempo

Um grupo empresarial que opera na área da cerâmica e extração de argilas em Leiria enfrenta prejuízos superiores a dois milhões de euros devido aos danos causados pela depressão Kristin. Jorge Caetano, sócio-gerente da empresa, revelou à agência Lusa que a situação afetou significativamente a produção na Icercal, localizada em Albergaria dos Doze, Pombal, onde muitos equipamentos ficaram danificados.

Além da Icercal, a Sorgila, que se dedica à extração e comercialização de argilas e areias, também sofreu perdas consideráveis. Na sua sede em Leiria, cinco mil metros quadrados de pavilhões foram completamente destruídos, e alguns camiões ficaram danificados. A unidade de extração em Monte Redondo também registou impactos significativos.

Jorge Caetano sublinhou que o prejuízo total, que inclui coberturas e equipamentos danificados, será superior a dois milhões de euros. A Icercal, em particular, está a enfrentar dificuldades na produção, mas há esperança de que a atividade seja retomada na primeira quinzena de março. Apesar dos desafios, o administrador mostrou-se otimista, referindo que a seguradora contactou a empresa logo após a passagem da depressão.

O grupo, que emprega cerca de 200 trabalhadores, decidiu não recorrer ao lay-off, considerando que essa medida não faria sentido a curto prazo. “Os funcionários trabalham à vez e têm tempo para reparar os danos nas suas casas”, explicou Caetano. Na unidade de Monte Redondo, a produção foi retomada com o aluguer de geradores, e a empresa deslocalizou matéria-prima para uma unidade em Pombal devido à destruição dos armazéns.

Mesmo em face de prejuízos avultados, a empresa não hesitou em ajudar a comunidade. Disponibilizou areia ao município para prevenir inundações e ofereceu telhas a clientes que colaboram com a Câmara de Leiria. “Apesar de nós termos tido prejuízos avultadíssimos, há gente com menos prejuízo e que está com a vida mais complicada do que nós”, destacou Jorge Caetano, que também mencionou a solidariedade recebida de clientes e amigos de várias partes do país.

Leia também  CNA alerta sobre queda do preço da azeitona e custos elevados

Leia também: O impacto das intempéries na indústria portuguesa.

cerâmica Leiria cerâmica Leiria cerâmica Leiria cerâmica Leiria cerâmica Leiria Nota: análise relacionada com cerâmica Leiria.

Leia também: Portugal: 14% dos trabalhadores independentes dependem de um cliente

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top