Moratória de 90 dias abrange 32 mil milhões em créditos

O Banco de Portugal (BdP) anunciou que o volume de crédito em risco nas áreas afetadas pela tempestade Kristin atinge os 32 mil milhões de euros. Este valor, com dados referentes a dezembro de 2025, divide-se em 21,5 mil milhões de euros para particulares e 10,5 mil milhões para empresas, abrangendo cerca de 239 mil mutuários e 39 mil empresas.

Para mitigar os impactos financeiros nas regiões afetadas, o Governo implementou um regime excecional de moratória, conforme estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 31-B/2026. Esta moratória de crédito, em vigor, tem uma duração de 90 dias e efeitos retroativos a 28 de janeiro de 2026. Os clientes podem solicitar a extensão do prazo de pagamento de capital, juros, rendas e outros encargos bancários.

O Banco de Portugal salienta que a adesão a esta moratória de crédito não implica automaticamente uma reclassificação de risco dos devedores para fins contabilísticos. No entanto, as instituições bancárias devem continuar a avaliar o risco de crédito de acordo com a regulamentação em vigor.

Além disso, o BdP está a trabalhar em conjunto com a SIBS, instituições de crédito e empresas de transporte de valores para garantir o acesso a numerário e identificar possíveis constrangimentos em caixas automáticos nas áreas mais afetadas. A instituição também recorda que disponibiliza um serviço gratuito de valorização de notas, permitindo a substituição de notas danificadas devido aos recentes fenómenos meteorológicos.

Esta moratória de crédito surge como uma medida importante para apoiar aqueles que enfrentam dificuldades financeiras devido à calamidade provocada pela tempestade Kristin. O Banco de Portugal continua a monitorizar a situação e a avaliar as necessidades dos cidadãos e empresas afetadas.

Leia também: A importância da gestão de crédito em tempos de crise.

Leia também  Bancos europeus com menor rentabilidade no terceiro trimestre de 2025

moratória de crédito moratória de crédito Nota: análise relacionada com moratória de crédito.

Leia também: Novabase planeia distribuir 15,4 milhões em dividendos em 2026

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top