Acordo entre FNE e Mutualidades para revisão do CCT

A Federação Nacional da Educação (FNE), que faz parte da Frente Sindical da UGT, e a União das Mutualidades Portuguesas (UMP) chegaram a um acordo para a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para este ano, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. Este entendimento foi celebrado no dia 19 de outubro e traz várias novidades em termos salariais e de condições de trabalho.

Os aumentos salariais variam entre 40 e 70 euros, dependendo do nível de carreira dos trabalhadores. Para os educadores de infância, o aumento é fixo em 60 euros, aplicável a todos os níveis da carreira. Além disso, o subsídio de alimentação foi atualizado para 6,15 euros, uma melhoria significativa para os profissionais da educação.

O acordo de revisão do CCT também introduz alterações no regime de prevenção, que inclui o subsídio de prevenção e novas disposições sobre dispensas. A FNE esclarece que a instituição pode conceder dispensa de trabalho no dia de aniversário do trabalhador, ou em períodos que antecedem ou sucedem feriados, desde que solicitado e justificado pelo colaborador.

É importante notar que, segundo a Cláusula 53.ª do Regime de Prevenção, o tempo de prevenção não utilizado não conta como tempo de trabalho efetivo e não gera direito a descanso compensatório. O subsídio de prevenção é considerado compensatório e não é incluído no cálculo da retribuição para férias, subsídio de férias ou subsídio de Natal.

Além disso, os trabalhadores em situação de prevenção terão direito a um subsídio mínimo de 25% do valor da retribuição horária. Este acordo representa um passo importante na valorização dos profissionais da educação, refletindo a necessidade de condições de trabalho mais justas e adequadas.

Leia também: O impacto das novas políticas salariais na educação em Portugal.

Leia também  Greve das trabalhadoras da Dan Cake por aumentos salariais

revisão do CCT revisão do CCT revisão do CCT revisão do CCT Nota: análise relacionada com revisão do CCT.

Leia também: Taxa de inflação da Fed supera expectativas e crescimento do PIB cai

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top