O ministro da Defesa da Polónia, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, confirmou que a aviação polaca disparou contra “objetos hostis” que invadiram o espaço aéreo da Polónia. Esta ação ocorreu após a identificação de violações durante um ataque russo ao oeste da Ucrânia. Kosiniak-Kamysz comunicou a situação através da rede social X, assegurando que a Polónia está em contacto constante com o comando da NATO.
A Força Aérea polaca, em conjunto com a NATO, colocou os seus dispositivos em alerta máximo na madrugada de hoje. O alerta foi emitido após a Força Aérea da Ucrânia ter informado sobre a entrada de drones russos no espaço aéreo da Polónia, um dos membros da Aliança Atlântica. A segurança do espaço aéreo da Polónia é uma prioridade, e as operações estão a ser coordenadas com as aeronaves aliadas.
O comando operacional da Polónia também fez uma publicação na mesma rede social, destacando que as aeronaves polacas e aliadas estão a operar no espaço aéreo nacional. Além disso, os sistemas de defesa aérea e os dispositivos de reconhecimento por radar foram ativados para garantir a proteção do espaço aéreo da Polónia.
Este incidente sublinha a crescente tensão na região, à medida que a Polónia se vê cada vez mais envolvida nas repercussões do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. A resposta rápida da Força Aérea polaca reflete a determinação do país em salvaguardar a sua soberania e a segurança do seu espaço aéreo.
Leia também: A importância da NATO na segurança europeia.
espaço aéreo da Polónia Nota: análise relacionada com espaço aéreo da Polónia.
Leia também: Investidores focam-se em ESG, mas desafios de reporte persistem
Fonte: Sapo