O Grupo Sovena está a implementar centrais fotovoltaicas nas suas fábricas de Andújar, Almada e Centazzi, como parte da sua estratégia de descarbonização. Estas iniciativas visam não apenas reduzir a pegada carbónica da empresa, mas também promover a utilização de energias renováveis nas suas operações.
Na fábrica de Andújar, a instalação conta com mais de dois mil painéis solares fotovoltaicos, que permitirão uma produção anual estimada de 2 GWh de eletricidade. Em Almada, a empresa optou por um modelo de Power Purchase Agreement (PPA) off-site, que mais que duplica a sua capacidade instalada. Na unidade de Centazzi, a produção de energia solar irá satisfazer cerca de 35% das necessidades energéticas da fábrica.
Atualmente, o Grupo Sovena já usufrui de instalações solares em 11 explorações agrícolas e seis unidades industriais em Portugal e Espanha, com uma capacidade instalada de quase 10 Megawatts. Esta produção é equivalente ao consumo médio anual de cerca de quatro mil agregados familiares, demonstrando o impacto positivo das centrais fotovoltaicas na comunidade.
Joana Oom de Sousa, diretora de Sustentabilidade da Sovena, sublinha que “a transição energética é uma prioridade estratégica” para a empresa. As novas instalações são um passo significativo nesse sentido, refletindo o compromisso da Sovena com ações concretas e investimentos que visam um futuro mais sustentável.
A nível global, 98% da eletricidade consumida pela Sovena provém de fontes renováveis, sendo que na Península Ibérica e nos Estados Unidos esse valor atinge os 100%. Além das centrais fotovoltaicas, a empresa tem investido em soluções de armazenamento elétrico e opera caldeiras de biomassa em três unidades, utilizando subprodutos da sua própria produção, como caroço de azeitona e casca de girassol.
Neste contexto, a Sovena também está a desenvolver projetos de investigação para otimizar a geração de energia térmica de forma mais sustentável. Recentemente, a empresa submeteu o seu compromisso de descarbonização à Science Based Targets initiative (SBTi), uma referência global que alinha as metas empresariais com os objetivos ambientais do Acordo de Paris.
Leia também: A importância das energias renováveis na indústria.
centrais fotovoltaicas centrais fotovoltaicas Nota: análise relacionada com centrais fotovoltaicas.
Leia também: Moções de censura contra Ursula von der Leyen avançam no Parlamento Europeu
Fonte: Sapo