A Sonae Arauco deu um passo significativo na sustentabilidade da indústria ao iniciar a operação da primeira linha de reciclagem de painéis de fibra em Mangualde. Este projeto, que envolveu um investimento de oito milhões de euros, permite o processamento contínuo de fibras recicladas, destacando-se pela alta eficiência energética e pelo reduzido consumo de energia e vapor.
A nova linha, que começou a funcionar gradualmente em julho e já apresenta “resultados promissores”, tem a capacidade de integrar até 20% de fibras recicladas de MDF nos painéis que serão produzidos. Rui Correia, CEO da Sonae Arauco, sublinha que este investimento é estratégico não apenas para a empresa, mas para toda a indústria de painéis derivados de madeira. O CEO destaca ainda o compromisso da empresa em promover a circularidade e o uso sustentável da madeira.
A Sonae Arauco, resultado de uma joint-venture entre a Sonae Indústria e a chilena Arauco, tem demonstrado um forte empenho na reciclagem de madeira. Durante o ano passado, a empresa alcançou uma taxa de incorporação de madeira reciclada no seu portefólio de cerca de 33%. Com operações em 70 países e um total de 2.600 colaboradores em várias nações, incluindo Portugal, Espanha e Alemanha, a Sonae Arauco é uma referência no setor.
Este investimento em Mangualde faz parte de um programa mais amplo da Sonae Arauco, que inclui a expansão dos centros de recolha e reciclagem de madeira, bem como a aquisição de novos equipamentos industriais para a unidade de Oliveira do Hospital. A linha de reciclagem de painéis de fibra está também alinhada com a agenda mobilizadora TransForm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa promover a sustentabilidade e a inovação na indústria.
A Sonae Arauco continua a demonstrar que a reciclagem de painéis de fibra é uma prioridade, contribuindo para um futuro mais sustentável na indústria de derivados de madeira. Leia também: Sonae Arauco fecha empréstimo verde de 200 milhões de euros.
reciclagem de painéis de fibra reciclagem de painéis de fibra Nota: análise relacionada com reciclagem de painéis de fibra.
Leia também: Inteligência Artificial promete revolucionar diagnósticos médicos
Fonte: ECO





