PRR: Mais 48 milhões de euros desembolsados na última semana

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) continua a avançar com os seus desembolsos, tendo pago mais 48 milhões de euros aos beneficiários na última semana. Com este novo montante, o total de pagamentos já atinge 9.288 milhões de euros, o que representa 42% da dotação total do plano e 40% do valor aprovado, conforme indicado no último relatório de monitorização.

As empresas lideram a lista dos beneficiários, recebendo até agora 3.305 milhões de euros. Seguem-se as entidades públicas, que receberam 1.941 milhões de euros, e as autarquias e áreas metropolitanas, com 1.313 milhões de euros. As empresas públicas somam 938 milhões de euros, enquanto as escolas e instituições de ensino superior receberam, respetivamente, 607 milhões e 353 milhões de euros. No final da lista, encontram-se as famílias com 269 milhões de euros e as instituições do sistema científico e tecnológico, que receberam 233 milhões de euros.

No que diz respeito às aprovações de projetos, o montante total ascende a 22.745 milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 22.829 milhões reportados na semana anterior. As empresas continuam a ser as principais beneficiárias, com 6.409 milhões de euros, seguidas pelas entidades públicas (5.163 milhões de euros) e autarquias e áreas metropolitanas (4.433 milhões de euros). As escolas, instituições de ensino superior e instituições da economia solidária e social também estão entre os principais beneficiários.

Até à última quarta-feira, o PRR recebeu um total de 404.221 candidaturas, das quais 342.712 foram analisadas. O número de candidaturas aprovadas subiu para 263.621, com um aumento de 634 desde o último relatório.

Recentemente, Portugal recebeu a confirmação de que irá receber 1,06 mil milhões de euros do sétimo pedido de pagamento no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) do programa NextGenerationEU. A Comissão Europeia anunciou que, após a avaliação do pedido, concluiu que Portugal cumpriu satisfatoriamente os 11 marcos e 16 metas estabelecidas.

Leia também  Crescimento de 2% no Porto de Lisboa até julho de 2025

A avaliação positiva da Comissão Europeia em relação ao sétimo pedido de pagamento do PRR é vista como um reforço da “trajetória de confiança” na execução do plano em Portugal. O PRR, que tem um prazo de execução até 2026, visa implementar reformas e investimentos que promovam a recuperação do crescimento económico, além de reparar os danos causados pela pandemia de covid-19 e apoiar a criação de emprego.

Leia também: O impacto do PRR na economia portuguesa.

Plano de Recuperação e Resiliência Plano de Recuperação e Resiliência Plano de Recuperação e Resiliência Plano de Recuperação e Resiliência Nota: análise relacionada com Plano de Recuperação e Resiliência.

Leia também: Bruce Springsteen e as Crises Económicas: O Legado de «Wrecking Ball»

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top