Cerealis quer adquirir negócio de massas da espanhola Cerealto

O grupo Cerealis, liderado por Pedro Moreira da Silva, está a competir pela aquisição do negócio de massas alimentícias da empresa espanhola Cerealto, segundo avança o jornal Expansión. Esta disputa envolve também a Ulusoy, a maior produtora de farinha da Turquia, que já tem um histórico de parcerias com a Cerealto.

O processo de venda está a ser assessorado pelo banco BBVA, conforme reportado pela imprensa espanhola. O segmento de massas da Cerealto representa cerca de 19% da receita total do grupo, que tem a sua sede em Venta de Baños, na província de Palência. Em contacto com o ECO, a Cerealis, que detém marcas conhecidas como Milaneza, Nacional e Napolitana, optou por não comentar a situação.

A Ulusoy, por sua vez, já estabeleceu relações comerciais com a Cerealto, tendo adquirido a divisão de massas em Itália, a Pastificio Mediterranea, em 2024. O plano da Ulusoy inclui a possibilidade de expansão para Espanha através de um projeto de integração vertical em Venta de Baños.

Além das negociações em curso, a Cerealto está a preparar-se para assegurar cerca de 100 milhões de euros em empréstimos bancários. Deste montante, aproximadamente 50 milhões de euros serão destinados a remunerar os seus acionistas, como a Davidson Kempner e a Afendis, através do pagamento de um empréstimo contraído durante a aquisição em 2022.

A Cerealto, anteriormente conhecida como Siro, apresenta um volume de negócios anual em torno de 530 milhões de euros. Há cerca de um ano, a empresa dividiu a sua área de massas numa nova sociedade chamada Cerealto Pasta VB3.

A Cerealis tem demonstrado um forte interesse em expandir a sua presença no setor das massas. Em setembro do ano passado, a empresa portuguesa chegou a um acordo para adquirir a totalidade do capital da Europasta, uma importante fabricante de massas da Chéquia. A Cerealis, que é uma das maiores empresas do setor agroalimentar em Portugal, já tinha aumentado a sua participação na Europasta de 33,33% para 58,33%, numa empresa que gera receitas de aproximadamente 70 milhões de euros.

Leia também  Tensões entre EUA e China: confiança em queda acentuada

Leia também: Cerealis investe na expansão do setor das massas.

Leia também: Idexx Laboratories destaca-se com resultados positivos

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top