O Fórum para a Competitividade divulgou recentemente as suas previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, apontando para um aumento de 1,9%. Apesar deste número, a instituição acredita que a meta de 2% estipulada pelo Governo ainda pode ser alcançada. Esta análise foi apresentada numa nota de conjuntura na passada quarta-feira, dia 5.
No terceiro trimestre deste ano, o PIB português registou um crescimento superior ao esperado, passando de 1,8% para 2,4%. O Fórum para a Competitividade sublinha que a procura interna continuou a ter um contributo positivo, semelhante ao do trimestre anterior. Por outro lado, a procura externa líquida teve um impacto negativo menos acentuado.
Os dados disponíveis indicam que poderá ter havido um ligeiro abrandamento da atividade económica no início do quarto trimestre, embora o Fórum considere que essa desaceleração não deverá ser muito significativa. Para confirmar esta tendência, será necessário aguardar por mais indicadores económicos nos próximos meses.
Assim, o Fórum para a Competitividade acredita que a média anual de crescimento do PIB em 2025 deverá fixar-se em 1,9%. No entanto, o valor de 2,0%, previsto no Orçamento de Estado para 2026, ainda é considerado uma meta viável.
Entre as diversas instituições que analisam a economia portuguesa, o Governo é o mais otimista nas suas previsões para o crescimento deste ano. Enquanto isso, há um consenso entre as várias entidades de que o crescimento em 2026 será ligeiramente superior ao de 2025, conforme nota o Fórum.
O cenário macroeconómico delineado pelo Governo PSD/CDS-PP prevê um crescimento do PIB de 2% para este ano e 2,3% para 2026. Esta divergência nas previsões destaca a incerteza que ainda envolve a economia nacional.
Leia também: O impacto das políticas económicas no crescimento do PIB.
crescimento do PIB crescimento do PIB Nota: análise relacionada com crescimento do PIB.
Leia também: Desperdício alimentar em Portugal: hábitos enraizados e soluções
Fonte: Sapo





