Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, descreveu a entrada da MFE – Media For Europe – no grupo como “uma ótima notícia para todos nós”. Este acordo, que envolve um investimento de 17,3 milhões de euros, resulta numa participação acionista de 32,9% da MFE na Impresa. O anúncio foi feito no dia 26 de novembro e a operação será concretizada através de um aumento de capital.
De acordo com o acordo parassocial firmado entre as duas entidades, o controlo da Impresa permanecerá nas mãos da Impreger, que passará a deter 33,7% do grupo. A Impreger é controlada pela Balseger, uma holding detida em partes iguais pelos cinco filhos de Francisco Pinto Balsemão.
Francisco Pedro Balsemão justificou a necessidade de estabelecer esta parceria, afirmando que o cenário da comunicação social mudou drasticamente, com uma oferta globalizada de conteúdos e uma fragmentação dos hábitos de consumo. “Para continuar a crescer, teríamos de nos associar a terceiros”, explicou na carta enviada aos colaboradores.
A escolha da MFE não foi aleatória. A família Balsemão, incluindo o fundador da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, que faleceu a 21 de outubro, avaliou várias propostas antes de decidir por esta parceria. “Foi importante assegurar que determinados critérios rigorosos fossem cumpridos”, disse Balsemão.
A MFE, que é a nova denominação do antigo Mediaset Group, é um dos principais grupos de media na Europa, com presença em seis países. Francisco Pedro Balsemão destacou que a MFE partilha a mesma visão para o futuro da comunicação social, enfatizando a necessidade de criar grupos de media robustos para enfrentar a concorrência global.
Além disso, a MFE é reconhecida pela sua robustez financeira e pela sua gestão profissionalizada, liderada por Pier Silvio Berlusconi. O grupo tem crescido significativamente nos últimos anos, especialmente após a aquisição de mais de 75% do gigante alemão ProSieben.
A Impresa, por sua vez, anunciou que a sua dívida remunerada líquida se situou em 145 milhões de euros em outubro de 2025, refletindo uma redução de 2% em relação a junho do mesmo ano. Desde 2016, a dívida da Impresa foi reduzida em mais de 26%, o que corresponde a cerca de 51 milhões de euros.
Francisco Pedro Balsemão concluiu que este é um novo capítulo para a Impresa, assegurando que a família Balsemão continuará a contribuir para o crescimento do grupo, respeitando os valores deixados por Francisco Pinto Balsemão, especialmente a liberdade de expressão e a independência editorial. “Agora, numa escala grande e internacional, que muito nos orgulha”, afirmou.
Leia também: O futuro da comunicação social em Portugal.
MFE na Impresa MFE na Impresa MFE na Impresa MFE na Impresa Nota: análise relacionada com MFE na Impresa.
Leia também: Como comprar casa: 6 passos para o crédito habitação
Fonte: Sapo





