Faltam apenas dois meses para as eleições presidenciais em Portugal, e uma nova sondagem realizada pelo ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC revela que André Ventura e o Almirante Henrique Gouveia e Melo estão na liderança da intenção de voto. Ambos os candidatos registam 18% de apoio na primeira volta, o que, se confirmado, poderá levá-los a um confronto na segunda volta, afastando assim os candidatos dos principais partidos, como Luís Marques Mendes, do PSD/CDS, e António José Seguro, do PS.
De acordo com a sondagem, que não distribui os indecisos, Ventura e Gouveia e Melo aparecem com 18% cada um, enquanto Marques Mendes segue com 16%. Quando se considera a distribuição estimada dos indecisos, o Almirante Gouveia e Melo sobe para 26%, André Ventura para 25% e Marques Mendes para 23%. É importante notar que a margem de erro do estudo é de 3,5%, o que significa que a situação pode ser mais competitiva do que os números sugerem.
António José Seguro, por sua vez, apresenta uma intenção de voto de apenas 10%, que sobe para 14% após a distribuição dos indecisos. O candidato da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, aparece com 3% na intenção direta e 5% após a distribuição. Os candidatos do PCP, António Filipe, e do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, têm intenções de voto muito baixas, com 2% e cerca de 1%, respetivamente. Jorge Pinto, apoiado pelo Livre, e Joana Amaral Dias, do ADN, estão na categoria “outros”, com intenções de voto inferiores a 1%.
As eleições presidenciais em Portugal estão marcadas para o dia 18 de janeiro, e a sondagem indica um cenário potencialmente interessante, com candidatos menos tradicionais a desafiar os grandes partidos. Leia também: O impacto das eleições na economia portuguesa.
sondagem presidenciais sondagem presidenciais sondagem presidenciais sondagem presidenciais sondagem presidenciais Nota: análise relacionada com sondagem presidenciais.
Leia também: Negócios da paz: O plano de Trump para a Ucrânia
Fonte: Sapo





