Fortuna dos multimilionários cresce 2,2 biliões em 2025

As 500 pessoas mais ricas do mundo continuam a ver a sua fortuna a aumentar. Em 2025, registaram um crescimento recorde de 2,2 biliões de dólares, segundo a Bloomberg. Este aumento significativo deve-se a mercados em expansão, que vão desde ações a criptomoedas e metais preciosos, que dispararam o valor dos ativos.

O património total deste grupo de bilionários atingiu 11,9 biliões de dólares, impulsionado pela vitória eleitoral de Donald Trump no final de 2024. Apesar de uma breve quebra em abril, provocada pelo receio de tarifas impostas pela nova administração dos EUA, os mercados recuperaram rapidamente. Esta queda resultou na maior perda de riqueza num único dia desde a pandemia.

Como era de esperar, o setor das grandes tecnológicas liderou os lucros, beneficiando da euforia em torno da inteligência artificial (IA), que continua a impulsionar as ações das empresas tecnológicas norte-americanas. Curiosamente, cerca de um quarto de todos os ganhos registados pelo índice da Bloomberg provém de apenas oito indivíduos, incluindo figuras proeminentes como Larry Ellison, Elon Musk, Larry Page e Jeff Bezos. No entanto, a contribuição destes bilionários foi menor do que no ano anterior, quando representaram 43% dos ganhos totais.

Elon Musk mantém-se no topo da lista dos mais ricos do mundo, tendo ganho 190,3 mil milhões de dólares em 2025. Apesar de algumas perdas temporárias, a sua fortuna recuperou após se afastar da Casa Branca. A valorização da SpaceX, agora a empresa privada mais valiosa do mundo, fez com que o património de Musk ultrapassasse os 622,7 mil milhões de dólares. Além disso, um novo pacote de compensação aprovado pelos acionistas da Tesla poderá colocá-lo a caminho de se tornar o primeiro trilionário do mundo.

Leia também  Resultados da Disney: O que esperar na próxima apresentação

A família Trump também viu um crescimento modesto, mas consistente, da sua riqueza em 2025, com um ganho anual de 282 milhões de dólares, elevando o património líquido para 6,8 mil milhões de dólares. A fortuna da família continua ligada a imóveis e investimentos, refletindo uma subida estável em comparação com outros multimilionários.

Larry Ellison, cofundador da Oracle, teve um ano notável, arrecadando 57,7 mil milhões de dólares e contabilizando um património líquido de 249,8 mil milhões de dólares. Ele tem assumido mais responsabilidades na gestão da empresa, liderando um ambicioso projeto de expansão em infraestrutura de IA. O património líquido de Ellison disparou 89 mil milhões de dólares num único dia, após um relatório trimestral excecional.

A australiana Gina Rinehart, a pessoa mais rica da Oceânia, também se destacou, com um ganho anual de 12,6 mil milhões de dólares, elevando o seu património líquido para 37,7 mil milhões de dólares. Rinehart beneficiou do foco global na aquisição de minerais raros, consolidando-se como uma peça-chave numa geopolítica cada vez mais tensa.

Leia também: O impacto da inteligência artificial no mercado financeiro.

fortuna dos multimilionários fortuna dos multimilionários fortuna dos multimilionários fortuna dos multimilionários fortuna dos multimilionários Nota: análise relacionada com fortuna dos multimilionários.

Leia também: Défice orçamental de Moçambique reduzido para metade no terceiro trimestre

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top