Lucros das tecnológicas sobem 22%, mas ações caem

Seis das Sete Magníficas do setor tecnológico já apresentaram os resultados do último trimestre, revelando um aumento significativo nos lucros. Microsoft, Apple, Tesla, Meta, Alphabet (proprietária do Google) e Amazon reportaram um crescimento de 22% nos lucros líquidos, que totalizaram 159,5 mil milhões de dólares (135,2 mil milhões de euros) em comparação com o mesmo período do ano anterior. As receitas e os lucros operacionais também mostraram resultados positivos, com aumentos de 15% e 16%, respetivamente. A Nvidia, que ainda não divulgou os seus resultados, deverá fazê-lo a 25 de fevereiro.

Entre as empresas, a Microsoft destacou-se com um aumento de 60% no lucro líquido, atingindo 38,5 mil milhões de dólares (32,6 mil milhões de euros). A Alphabet também teve um desempenho notável, com um crescimento de 29% nos lucros, totalizando 34,4 mil milhões de dólares (29,1 mil milhões de euros). A Apple e a Meta registaram aumentos de 15% e 9%, com lucros de 42 mil milhões de dólares (35,6 mil milhões de euros) e 22,7 mil milhões de dólares (19,2 mil milhões de euros), respetivamente. A Amazon e a Tesla apresentaram resultados mistos, com a primeira a crescer 5% e a segunda a sofrer uma perda de 61%.

Em termos de receitas, a Meta foi a que teve a maior subida, com um crescimento de 24% para 59,8 mil milhões de dólares (50,7 mil milhões de euros). A Microsoft seguiu com um aumento de 17%, totalizando 81,3 mil milhões de dólares (68,9 mil milhões de euros). A Alphabet e a Apple também apresentaram crescimentos de 15%, com receitas de 113,8 mil milhões de dólares e 143,7 mil milhões de dólares (96,5 mil milhões de euros e 121,9 mil milhões de euros). A Amazon teve um crescimento de 14%, atingindo 213 mil milhões de dólares (180,5 mil milhões de euros), enquanto a Tesla viu uma ligeira descida de 3%.

Leia também  A Inteligência Artificial continua a ser uma oportunidade de investimento

Apesar dos resultados positivos, o mercado reagiu de forma negativa, com as ações de várias dessas tecnológicas a desvalorizarem. A Microsoft viu as suas ações caírem 10,3%, a Tesla 6,5%, a Meta 8,1%, a Alphabet 0,9% e a Amazon 7,1%. Mesmo a Nvidia, que ainda não reportou resultados, viu as suas ações descerem 10,1%. A Apple, por outro lado, destacou-se ao subir 8,3%.

Os receios em torno das despesas de capital foram apontados como uma das principais razões para a desvalorização das ações. Paul Markham, diretor de investimentos da GAM Investments, comentou que o desenvolvimento de hardware para a expansão da inteligência artificial poderá enfrentar volatilidade, à medida que as preocupações sobre o investimento de capital e a sua rentabilidade se intensificam.

Leia também: O impacto das despesas de capital nas grandes tecnológicas.

lucros tecnológicas lucros tecnológicas lucros tecnológicas lucros tecnológicas lucros tecnológicas Nota: análise relacionada com lucros tecnológicas.

Leia também: Tempestade Kristin: La Redoute Leiria enfrenta desafios

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top