Aumento de combustíveis: gasóleo e gasolina sobem meio cêntimo

Na próxima semana, o preço dos combustíveis em Portugal vai sofrer um aumento de meio cêntimo. Esta alteração afeta tanto o gasóleo, que é o combustível mais utilizado no país, como a gasolina. A partir de segunda-feira, os consumidores deverão pagar 1,566 euros por litro de gasóleo simples e 1,715 euros por litro de gasolina simples 95, conforme os dados divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Se tiver a possibilidade, é aconselhável abastecer durante o fim de semana, antes que os novos preços entrem em vigor. É importante notar que os valores finais podem ainda ser ajustados, tendo em conta o fecho das cotações do petróleo Brent, que será conhecido esta sexta-feira, bem como as flutuações do mercado cambial. Os preços praticados nas bombas de gasolina variam consoante o posto de abastecimento, o que significa que o preço dos combustíveis pode não ser o mesmo em todas as estações.

Nesta semana, os preços dos combustíveis apresentaram uma ligeira descida, com o gasóleo a registar uma redução de 0,4 cêntimos e a gasolina a descer 0,1 cêntimos. No entanto, as previsões para a próxima semana indicam um comportamento inverso, com o gasóleo a aumentar meio cêntimo e a gasolina a seguir a mesma tendência. Desde o início do ano, o preço dos combustíveis tem apresentado uma tendência de descida, com o gasóleo a ter uma redução acumulada de 7,2 cêntimos e a gasolina de 3,6 cêntimos.

Os contratos futuros do petróleo Brent, que servem de referência para o mercado europeu, estão a ser negociados esta sexta-feira a 66,95 dólares por barril, com uma descida de 0,72%. Os investidores estão preocupados com a possibilidade de a procura de combustíveis exceder o aumento habitual dos preços do petróleo após um corte nas taxas de juros nos Estados Unidos. Apesar das oscilações, o Brent poderá registar um ganho semanal, a menos que as perdas se acentuem até ao final do dia.

Leia também  Lei laboral em Portugal: um desafio para o futuro

Leia também: O impacto das flutuações do petróleo nos preços dos combustíveis.

preço dos combustíveis preço dos combustíveis Nota: análise relacionada com preço dos combustíveis.

Leia também: Carlos Moedas apresenta 15 medidas para Lisboa no segundo mandato

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top