Sintra, Abrantes e Óbidos destacam-se em desempenho financeiro 2024

Os municípios de Sintra, Abrantes e Óbidos foram reconhecidos como os melhores em termos de desempenho financeiro em 2024, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios. Sintra, no distrito de Lisboa, lidera a categoria de grande dimensão, Abrantes, em Santarém, destaca-se na média dimensão, e Óbidos, em Leiria, brilha na pequena dimensão. Este ranking foi elaborado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas.

O anuário revela que apenas 86 dos 308 municípios portugueses atingiram um nível considerado satisfatório de eficácia e eficiência financeira, ou seja, conseguiram pelo menos 50% da pontuação total possível. Entre estes, 13 são de grande dimensão, 27 de média dimensão e 46 de pequena dimensão. A maioria dos restantes municípios, cerca de 222, obteve uma pontuação inferior a 950 pontos, o que corresponde a menos de 50% da pontuação total.

Os rankings do Anuário Financeiro são baseados numa pontuação máxima de 1.900 pontos, que considera 10 indicadores financeiros, incluindo o índice de liquidez, a relação entre o EBITDA e os rendimentos operacionais, e a taxa de cobertura financeira da despesa realizada. Sintra, com 1.695 pontos, é seguida pela Maia, no Porto, com 1.683 pontos, e pela Amadora, também em Lisboa, com 1.554 pontos. No segmento de média dimensão, Abrantes lidera com 1.554 pontos, seguido por Tavira, em Faro, e Castelo Branco. Já Óbidos, com 1.606 pontos, é o município mais pequeno a destacar-se, seguido pela Murtosa e Santa Cruz das Flores.

O anuário também revela que dos 100 municípios com melhor classificação, 13 são de grande dimensão, 35 de média dimensão e 52 de pequena dimensão. Este dado indica que os municípios de pequena dimensão enfrentam maiores dificuldades em figurar entre os 100 melhores em termos de desempenho financeiro, principalmente devido ao baixo valor das receitas próprias, como os impostos.

Leia também  Municípios pedem nova Lei das Finanças Locais urgente

Por distritos, destaca-se que Faro, Lisboa e a Região da Madeira têm uma representação significativa na lista dos 100 municípios com melhor avaliação em eficácia e eficiência financeira. A análise sugere que a capacidade de gerar receitas próprias é um fator crucial para o desempenho financeiro dos municípios.

Leia também: O impacto das receitas fiscais na eficiência financeira dos municípios.

desempenho financeiro desempenho financeiro Nota: análise relacionada com desempenho financeiro.

Leia também: Patrícia Vinagre e Silva junta-se à Proença de Carvalho

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top