Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi registado hoje em Celorico da Beira, tendo sido sentido em vários concelhos dos distritos da Guarda, Aveiro, Castelo Branco, Vila Real e Viseu. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou que o abalo ocorreu às 00h38, com o epicentro localizado a cerca de quatro quilómetros a oeste-sudoeste de Celorico da Beira.
De acordo com o IPMA, este sismo em Portugal não causou danos pessoais ou materiais. A intensidade máxima foi classificada entre IV e V na escala de Mercalli modificada, sendo que a maior intensidade foi sentida no concelho da Covilhã, em Castelo Branco. Nos concelhos de Aveiro, Santa Maria da Feira, Mealhada, Ovar, Vale de Cambra, Sertã, Guarda, Alijó, Cinfães, Nelas e Viseu, o sismo foi sentido com menor intensidade.
O IPMA também informou que, caso a situação o justifique, novos comunicados serão emitidos. A escala de Richter classifica os sismos de acordo com a sua magnitude, e neste caso, o sismo de 4,1 é considerado ligeiro. A escala de Mercalli Modificada, por sua vez, avalia a intensidade do abalo e os seus efeitos.
Com uma intensidade IV, que é considerada moderada, os objetos suspensos podem baloiçar e a vibração assemelha-se à provocada pela passagem de veículos pesados. Já na intensidade V, considerada forte, o sismo é sentido fora de casa, podendo acordar as pessoas e provocar o derrube de pequenos objetos.
Os sismos em Portugal, embora não sejam frequentes, fazem parte da realidade do país. É importante que a população esteja informada e preparada para este tipo de fenómenos naturais. Leia também: “Como se preparar para um sismo em Portugal”.
sismo em Portugal sismo em Portugal sismo em Portugal Nota: análise relacionada com sismo em Portugal.
Leia também: Pedro Pimpão eleito presidente da ANMP por mais de mil autarcas
Fonte: Sapo





