Seleção sub-17 de Portugal recebe Ordem do Mérito do Presidente

A seleção portuguesa de sub-17, juntamente com o seu treinador, Bino Maçães, foi condecorada hoje com a Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Este reconhecimento surge após a conquista do primeiro título mundial da categoria para Portugal, alcançado no ano passado.

Marcelo Rebelo de Sousa qualificou os jovens atletas como heróis do desporto nacional, destacando que se tornaram os mais jovens a receber esta distinção. O treinador Bino Maçães foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Mérito. “É uma honra entregar-vos as insígnias em nome de Portugal”, afirmou o Presidente, sublinhando a importância da condecoração.

Durante a cerimónia, que teve lugar no Palácio de Belém, o Presidente alertou para as responsabilidades que acompanham esta distinção. Os jovens futebolistas, que trouxeram a taça de campeão do mundo para Lisboa, devem agora estar cientes do peso que a Ordem do Mérito representa. “A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem a responsabilidade de proteger estes jovens e assegurar que o futuro deles é garantido”, comentou Pedro Proença, presidente da FPF.

Proença também recordou o “ano histórico de 2025”, em que as seleções portuguesas participaram em seis finais internacionais, vencendo cinco delas. Ele destacou a conquista do inédito título no Mundial de 2026 como um dos grandes desafios para o futuro, esperando que o futebol português possa encontrar maior tranquilidade.

Bino Maçães expressou a sua satisfação pelo reconhecimento, afirmando que é um “motivo de grande orgulho”, mas também uma “grande responsabilidade” para o futuro. “É muito bom começar assim, mas a responsabilidade de fazermos igual ou melhor mantém-se”, disse o selecionador.

Portugal fez história ao sagrar-se campeão mundial de sub-17 pela primeira vez a 27 de novembro de 2025, ao vencer a Áustria na final por 1-0, com um golo de Anísio Cabral. Este feito é um marco significativo, uma vez que a seleção nunca tinha chegado à final do Mundial nas suas três participações anteriores.

Leia também  Cabo Verde qualifica-se pela primeira vez para o Mundial 2026

Com esta conquista no Campeonato do Mundo de sub-17, realizado no Qatar, Portugal soma agora três títulos globais, após os sucessos nos Mundiais de sub-20 em 1989 e 1991, ambos sob a liderança de Carlos Queiroz.

Leia também: A evolução do futebol jovem em Portugal.

Ordem do Mérito Ordem do Mérito Nota: análise relacionada com Ordem do Mérito.

Leia também: Investimento de 19,3 milhões no Centro de Alto Rendimento do Jamor

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top