Banco de Fomento e Eslováquia firmam acordo para exportação

O Banco Português de Fomento (BPF) e a Eximbanka SR, a Agência de Crédito à Exportação da Eslováquia, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que visa reforçar a cooperação internacional e criar novas oportunidades de exportação. Este acordo foi anunciado pela instituição liderada por Gonçalo Regalado, que destaca a importância da parceria para as empresas de ambos os países.

O Memorando estabelece um quadro para a colaboração estratégica, com o objetivo de promover o crescimento das empresas portuguesas e eslovacas nos mercados internacionais. Segundo o comunicado do BPF, este acordo está alinhado com o papel que o banco assumirá a partir de 2026, quando se tornará a Agência de Crédito à Exportação de Portugal, responsável pela gestão dos seguros de crédito à exportação.

Entre os principais objetivos do Memorando de Entendimento estão o estímulo ao investimento bilateral e a facilitação do acesso das pequenas e médias empresas (PME) de Portugal e da Eslováquia a novos mercados. Além disso, o acordo prevê o desenvolvimento de operações de financiamento conjuntas, com um foco especial em setores estratégicos que apoiem as transições verde e digital. Por fim, o Memorando também visa reforçar a cooperação institucional nas redes europeias de bancos de desenvolvimento e promocionais.

Luís Guimarães, Chief Commercial Officer do BPF, sublinha que a assinatura deste Memorando consolida um compromisso de cooperação a longo prazo, essencial para o crescimento económico sustentável e para a internacionalização das empresas de ambos os países. Por sua vez, Rastislav Podhorec, CEO da Eximbanka SR, enfatiza que esta parceria permitirá dinamizar os fluxos de investimento bilateral e contribuir para um desenvolvimento económico sustentável.

A assinatura do Memorando ocorreu durante uma visita oficial da delegação eslovaca às instalações do BPF, que teve como objetivo aprofundar o conhecimento mútuo entre as equipas e identificar novas oportunidades de cooperação. Esta colaboração é vista como uma forma de reforçar a competitividade, a inovação e o desenvolvimento sustentável das economias de Portugal e da Eslováquia.

Leia também  Atena investe no Grupo Pontual com foco em tecnologia

Leia também: O impacto das parcerias internacionais no crescimento das PME.

cooperação internacional cooperação internacional cooperação internacional cooperação internacional Nota: análise relacionada com cooperação internacional.

Leia também: Mercados europeus pressionados por tarifas e incertezas globais

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top