Marcelo destaca António José Seguro como Presidente de proximidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira, em Madrid, que António José Seguro, seu sucessor, apresenta-se como um “Presidente de proximidade”. Esta declaração surgiu durante uma conversa com jornalistas, onde Marcelo sublinhou que todos os presidentes eleitos em democracia tiveram a sua forma de se aproximar dos cidadãos.

“Eu acho que Presidente da proximidade foram todos à sua maneira”, disse Marcelo, quando questionado sobre como gostaria de ser lembrado após deixar o cargo, no próximo dia 9 de março, após dois mandatos. O Presidente elogiou a recente visita de Seguro às áreas afetadas pelo mau tempo, destacando o calor humano e a empatia demonstrados durante os encontros com as pessoas.

Marcelo Rebelo de Sousa recordou que figuras como Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva também se destacaram pela sua proximidade com os portugueses, especialmente em momentos de crise. “Os portugueses são muito de proximidade e era mau que os presidentes não fossem portugueses”, acrescentou.

Sobre a sua própria experiência, Marcelo revelou que as 170 viagens realizadas nos últimos dez anos o marcaram de forma significativa. “Nada que eu faça é gratuito. Eu empenho-me em tudo aquilo que faço”, afirmou, reconhecendo que algumas deslocações tiveram mais impacto do que outras. O Presidente mencionou que o mundo mudou drasticamente durante a sua presidência, referindo-se à pandemia e à guerra na Ucrânia, que trouxeram desafios como a inflação e a desregulação internacional.

Marcelo destacou a importância da relação com o Rei Felipe VI de Espanha, afirmando que a continuidade do monarca ao longo dos últimos anos foi crucial para a estabilidade das relações entre os dois países. O Presidente expressou a esperança de que a primeira visita de António José Seguro como Presidente da República seja a Espanha, reforçando a prioridade que este país representa na política externa portuguesa.

Leia também  Aceda ao Jornal Económico em formato digital

Por fim, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido com honras militares no Palácio Real de Madrid, onde teve um almoço em sua homenagem, com a presença de cerca de 100 convidados, incluindo o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Leia também: A importância das relações internacionais para Portugal.

Presidente de proximidade Presidente de proximidade Presidente de proximidade Presidente de proximidade Nota: análise relacionada com Presidente de proximidade.

Leia também: Governo português acompanha uso da Base das Lajes pelos EUA

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top