Quartel das Esquadras em Almeida será transformado em hotel

O concurso público para a concessão do Quartel das Esquadras, localizado em Almeida, já está em andamento e ficará aberto até 27 de dezembro. Este imóvel histórico, que pertence ao programa Revive, requer uma renda anual mínima de 8.579 euros. O objetivo é atrair investidores privados para transformar este espaço em um hotel ou alojamento local.

O Quartel das Esquadras, datado do século XVIII e classificado como monumento nacional, está situado na imponente praça-forte de Almeida, que é cercada por muralhas seiscentistas. Com uma área total de construção de 2.834 metros quadrados, este imóvel apresenta-se como uma oportunidade única para o desenvolvimento turístico na região.

O Turismo de Portugal destaca que a conversão do Quartel das Esquadras num ativo turístico será fundamental para aumentar a atratividade do concelho de Almeida e dinamizar a economia do interior do país. O concessionário que assumir a reabilitação terá de apresentar um plano de manutenção que respeite a integridade do património, tanto da estrutura construída como das áreas verdes.

As regras para a reabilitação são rigorosas. É proibida qualquer alteração volumétrica ou modificação das fachadas, assim como a abertura ou alargamento de vãos nas paredes a preservar. Contudo, são permitidas algumas adaptações internas para viabilizar a nova função do espaço, como a demolição de elementos não estruturais.

Além do alojamento, o caderno de encargos permite a criação de espaços multiusos de pequena dimensão, que podem estar associados a serviços e comércio. Esta abordagem visa não só a recuperação do património, mas também a criação de riqueza e postos de trabalho na região.

O Quartel das Esquadras é um dos 16 imóveis da segunda fase do programa Revive, que já conta com um total de 65 imóveis. Até ao momento, apenas cinco empreendimentos estão em funcionamento, incluindo o Convento de S. Paulo e a Coudelaria de Alter, ambos classificados como Hotéis de 4 estrelas.

Leia também  Ricardo Silva é o novo presidente da Associação Têxtil de Portugal

O programa Revive tem como missão recuperar e valorizar património público devoluto, promovendo o seu aproveitamento económico. Até agora, foram abertos concursos para 32 imóveis, com 24 contratos em vigor, representando um investimento de cerca de 190 milhões de euros.

Leia também: O impacto do programa Revive na economia local.

Quartel das Esquadras Nota: análise relacionada com Quartel das Esquadras.

Leia também: Caixa Geral de Depósitos nomeia ex-gestores para a Fidelidade

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top