A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam) anunciou que arrecadou 21,7 milhões de dólares, o equivalente a 19 milhões de euros, com a venda de 35 diamantes em um leilão realizado em Luanda. Este valor representa um aumento de 23% em relação ao que era inicialmente esperado.
Durante o leilão, que ocorreu entre 22 e 25 de junho, foram vendidos 6.586,89 quilates de diamantes, resultando em um preço médio de cerca de 3.294 dólares por quilate. A Sodiam, responsável pela comercialização dos diamantes de Angola, destacou que participaram 27 das 34 empresas convidadas, representando importantes centros de comércio de diamantes a nível mundial.
Eugénio Bravo da Rosa, presidente do Conselho de Administração da Sodiam, comentou que o resultado foi “globalmente positivo”, especialmente considerando a atual conjuntura do mercado internacional, que enfrenta uma baixa procura e a consequente redução de preços. A Sodiam, fundada em novembro de 1999, é a entidade estatal encarregada de comercializar a produção de diamantes em Angola, que inclui tanto diamantes kimberlíticos como aluvionares.
Este leilão é um reflexo do potencial do setor de diamantes em Angola, que continua a ser uma fonte importante de receita para o país. A venda de diamantes é uma parte crucial da economia angolana, e a Sodiam continua a trabalhar para maximizar os lucros e promover a produção local.
Leia também: O impacto da indústria de diamantes na economia angolana.
diamantes Angola diamantes Angola diamantes Angola diamantes Angola diamantes Angola Nota: análise relacionada com diamantes Angola.
Leia também: Sismos na Venezuela: 929 mortos e 3.360 feridos confirmados
Fonte: ECO





