Trump critica imigração somali e a situação na Somália

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou-se de forma contundente contra a imigração somali, afirmando que os imigrantes deste país não são bem-vindos nos EUA. Durante uma reunião da sua administração, Trump referiu que a Somália “está podre”, sublinhando a sua visão negativa sobre a situação no país africano.

A declaração surgiu no contexto de um escândalo no estado do Minnesota, onde tribunais locais revelaram que mais de mil milhões de dólares foram pagos a serviços sociais inexistentes, principalmente através de faturas falsas emitidas por cidadãos somalis-americanos. Trump não hesitou em criticar a comunidade somali, afirmando: “Não os quero no nosso país”.

O Presidente dos EUA tem vindo a denegrir minorias e a explorar os receios da população branca em relação à imigração. Ele argumentou que os Estados Unidos estariam a fazer “a escolha errada” ao acolher o que considera “resíduos” de outros países. “Estamos num ponto de viragem”, afirmou, referindo-se à necessidade de restringir a imigração somali e de outros países do terceiro mundo.

Trump também atacou a congressista democrata Ilhan Omar, natural da Somália e crítica do governo, afirmando que ela e os seus amigos são “lixo” e sugerindo que deveriam voltar ao seu país para resolver os problemas locais. Este tipo de retórica tem sido uma constante na sua presidência, onde a luta contra a imigração ilegal se tornou um dos seus principais temas.

Na semana passada, Trump anunciou a intenção de “suspender permanentemente a imigração de todos os países do terceiro mundo”, uma medida que se segue a proibições de entrada nos Estados Unidos que já afetam nacionais de 19 países, incluindo a Somália. Esta nação do Corno de África enfrenta uma grave crise, com cerca de 70% da sua população a viver em pobreza multidimensional, segundo as Nações Unidas. Desde os anos 1990, a Somália tem estado mergulhada numa guerra civil que resultou no colapso do Estado.

Leia também  André Ventura elogia incidentes em Múrcia contra imigrantes

A retórica de Trump sobre a imigração somali levanta questões sobre a política de imigração dos EUA e o impacto que estas declarações podem ter nas comunidades somalis-americanas. Leia também: A situação da imigração nos EUA e as suas implicações.

imigração somali imigração somali Nota: análise relacionada com imigração somali.

Leia também: Marcelo Rebelo de Sousa adia visita a Espanha por motivos de saúde

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top