António José Seguro, eleito Presidente da República com 66,82% dos votos, iniciou a sua primeira manhã após a vitória em casa, nas Caldas da Rainha. O novo Presidente dedicou-se a contactar autarcas para se inteirar da situação nas áreas mais afetadas pelas recentes tempestades que devastaram várias regiões do país.
Logo após a sua eleição, Seguro prometeu não esquecer as vítimas das intempéries e comprometeu-se a visitar as zonas afetadas para garantir que os apoios necessários cheguem a quem mais precisa. Durante a manhã, estabeleceu contacto com os presidentes das câmaras de Alcácer do Sal, Montemor-o-Velho, Pombal, Golegã, Leiria e Arruda dos Vinhos, bem como com o Presidente da junta de freguesia da Ereira, que ainda enfrenta dificuldades de acesso.
A situação é crítica, e António José Seguro tomou conhecimento de mais uma morte relacionada com as tempestades, elevando o número total de vítimas mortais para 16. O novo Presidente manifestou o seu pesar e enviou condolências à família da vítima, reafirmando a sua determinação em acompanhar de perto o processo de recuperação.
Antes da reunião agendada com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, às 16 horas, Seguro continua a trabalhar para entender a real situação do país e os desafios que terá de enfrentar. O ainda Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já telefonou a Seguro para o felicitar pela vitória e expressar os seus votos de sucesso no novo mandato.
António José Seguro tomará posse a 9 de março e, até lá, a sua prioridade será assegurar que as necessidades das comunidades afetadas pelas tempestades sejam atendidas. O novo Presidente parece determinado a iniciar o seu mandato com uma abordagem focada na recuperação e no apoio às vítimas.
Leia também: Os cinco desafios de Seguro em Belém.
António José Seguro António José Seguro Nota: análise relacionada com António José Seguro.
Leia também: Mau tempo em Portugal: 11.957 ocorrências registadas
Fonte: ECO





